14
ago
11

20 anos do ‘Black Album’ do Metallica

Na sexta-feira, dia 12, foram completados 20 anos do álbum “Metallica”. Conhecido no mundo todo como “Black Album”, por conta da capa preta que traz apenas o logo do Metallica e a cobra que faz referência à  bandeira de Gadsden, o disco levou a banda norte-americana de thrash metal e o próprio heavy metal para um patamar até então nunca visto na música pop, com mais de 15 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e mais de 22 milhões em todo o planeta.

Para os fãs mais radicais do Metallica, a velha banda de thrash oitentista acabou neste álbum. Para os menos radicais e amantes da boa música e do bom rock and roll, não há dúvida que o “Black Album” está entre os maiores álbuns da história, independentemente de ser ou não um disco mais comercial.

Para quem acompanhava desde os anos 80 o Metallica nos quatro álbuns anteriores (“Kill ‘Em All”, “Ride the Lightning”, “Master of Puppets” e “…And Justice For All”) , a mudança no som da banda é bastante clara, já que ficou um pouco menos pesado, um pouco mais lento, os vocais de James Hetfield ficaram um pouco mais limpos e bem menos gritados,  as músicas tiveram o tempo de duração reduzido e o grupo trouxe sua primeira balada romântica (“Nothing Else Matters”), algo inimaginável para uma banda thrash naquela época. O grande responsável por esta mudança, além do próprio grupo, foi o produtor Bob Rock, que já tinha uma carreira respeitada na música, com trabalhos importantes do Aerosmith, The Cult, Bon Jovi, e Mötley Crüe.

Você pode até questionar as mudanças, para um som mais comercial, que Bob Rock trouxe ao Metallica, mas jamais poderá negar que a produção do álbum é espetacular. Pergunte a qualquer técnico de som sobre o que ele acha do “Black Album” e a maioria dos especialistas no assunto responderá que a qualidade do disco está entre as maiores da história da música. Não por acaso, banda e produtor ficaram trancados durante meses no estúdio até chegarem ao resultado final de sucesso.

O fato é que, apesar das mudanças, desde os primeiros acordes de “Enter Sandman” até o final do disco com “The Struggle Within”, você escuta, sem a menor sombra de dúvida, um ótimo disco de rock pesado, com uma banda totalmente focada para atingir o sucesso.

O Metallica, por sinal, sempre foi um grupo de grande personalidade, já que nunca teve medo de peitar gravadora ou fãs naquilo que desejava tocar. Se o “Black Album” fez os fãs mais radicais torcerem o nariz, os álbuns seguintes “Load” e “Reload” surpreenderam o mundo com um som quase beirando ao rock pop e a banda cortando os cabelos. Na sequência, crítica e público desceram a lenha no disco “St. Anger”, que traria uma produção mega simples e músicas com ausência de solos de Kirk Hammett. Mais recentemente, a banda não teve receio de voltar às origens e gravou “Death Magnetic”, considerado um dos bons álbuns do metal no novo milênio.

Buscapé

O “Black Album” foi o grande passo do Metallica ao sucesso. Este blogueiro se lembra da ansiedade em relação ao lançamento, em 1991, já que a banda não gravava um álbum desde o seu preferido “…And Justice For All”. No dia que o single de “Enter Sandman” rolou nas rádios de rock da época, as finadas 89FM e 97FM, o sentimento era dos melhores em relação ao novo álbum. “Sad But True”, “Wherever I May Roam”, “The Unforgiven” e “Nothing Else Matters” foram outros hits de sucesso do disco, que ainda tinha outras músicas que mereciam maior exposição, como “My Friend of Misery” , “Through the Never” e “Of Wolf and Man”.

O “Black Album” popularizou o heavy metal no início dos anos 90. Quem frequentava  a Galeria do Rock na época, lembra-se bem que o disco trouxe diversos novos fãs para aquele espaço em busca dos discos mais antigos do Metallica e também de outras bandas de thrash metal. Sepultura, Slayer, Megadeth, Anthrax e outras bandas do gênero foram só algumas que ganharam mais fãs depois do disco preto.

Nos Estados Unidos, talvez o grande momento da banda naquela época tenha sido a apresentação no MTV Video Music Awards, ainda em 1991, quando o “Black Album” estava na primeira colocação dos álbuns mais vendidos. Até então, Guns N’ Roses e Faith No More eram as bandas mais pesadas que haviam se apresentado na tradicional premiação da MTV.

Quem tem interesse em mais detalhes sobre a produção do disco pode assistir ao DVD “Metallica – Classic Álbuns”, da ST2, que traz a banda, anos depois, comentando todo o processo de criação e gravação do álbum. Outra dica é assitir ao DVD  “A Year and a Half in the Life of Metallica”, que é dividido em duas partes e traz o grupo desde a produção do “Black Album” até a extensa turnê de divulgação, que passou pelo Brasil, em 1993, no Estádio do Palmeiras, em dois shows inesquecíveis.

Para matar a saudade daquela época, o Roque Reverso traz três vídeos para seus leitores. Para começar, veja a apresentação histórica da banda no MTV Video Music Awards de 1991, com “Enter Sandman”. Note a alegria de James Hetfield no final da apresentação, numa clara demonstração de que o grupo chegava a um grau de sucesso que perseguia há tempos. Depois, encontramos no YouTube um vídeo do show feito no Estádio do Palmeiras em 1993, da clássica música “Creeping Death”. Para fechar, uma não menos histórica apresentação de “Enter Sandman”, em Moscou, em 1991, quando mais de 1 milhão de pessoas viram o grupo no Monsters of Rock, que também contava com AC/DC, Pantera e The Black Crowes.

Anúncios

1 Response to “20 anos do ‘Black Album’ do Metallica”


  1. 1 Luiz Hetfield
    3 de setembro de 2011 às 19:54

    Saudade desse tempo. O Metallica é a melhor banda pesada do mundo!


Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 87 outros seguidores

agosto 2011
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 526,015 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: