27
set
16

30 anos sem Cliff Burton, o eterno baixista do Metallica

Cliff Burton - Foto: Divulgação Metallica/ Ross Halfin PhotographyO dia 27 de setembro de 2016 marca os 30 anos da morte de Cliff Burton. Neste mesmo dia, no já longínquo ano de 1986, o então baixista do Metallica perdeu a vida num acidente de ônibus que levava a banda de thrash metal durante turnê pela Suécia do aclamado álbum “Master of Puppets”.

O grupo seguia para a cidade de Estocolmo durante a madrugada da fatídica data. Logo no início da manhã, perto do município sueco de Ljungby, o ônibus, de acordo com o motorista, derrapou no gelo acumulado na pista e capotou.

Com o movimento, Cliff Burton, que dormia num dos beliches do ônibus, foi arremessado pela janela. A tragédia foi completada com o ônibus virando em cima do corpo do baixista, evitando qualquer tipo de chance de sobrevivência.

O músico foi a única pessoa que morreu no acidente. Uma comovente história contada pelo guitarrista Kirk Hammett lembra que Cliff estava no melhor beliche do ônibus e que o baixista conquistou este lugar numa disputa de cartas na qual ele tirou um Ás de espadas.

O corpo de Cliff Burton foi cremado durante cerimônia que contou com a execução gravada da ótima música “Orion”, instrumental escrita por ele, pelo vocalista e guitarrista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. O Metallica nunca havia tocado está música ao vivo e o velório de Burton ao som de “Orion” só eternizou ainda mais esta faixa do “Master of Puppets”.

“Orion” seria executada pela banda ao vivo somente em 2006 durante o festival Rock Am Ring, em Nurburgring, na Alemanha. Depois disso, o Metallica só tocou esta música mais 64 vezes, segundo a mais recente atualização feita pela banda em seu site. Numa dessas vezes, no Rock in Rio de 2011, o público brasileiro foi presenteado com uma histórica execução ao vivo da faixa, dois dias antes de se completarem 25 anos da morte de Cliff.

A perda do baixista jamais foi superada pelo Metallica. Lars, James e Kirk sempre fizeram questão de deixar isso muito claro, já que Cliff Burton não era um simples baixista, era aquele que moldava a técnica musical da banda e que foi responsável por vários ensinamentos, captados principalmente por James Hetfield.

O baixista foi descoberto por James e Lars um ano depois de o Metallica ser formado. Num show que a banda de Cliff, o Trauma, fazia em Los Angeles, os formadores do então novato grupo de thrash metal ficaram impressionados com a técnica, pegada e velocidade do músico no que eles imaginavam ser inicialmente uma guitarra.

Pasmos depois de descobrir que Cliff fazia tudo aquilo num baixo, eles não pensaram duas vezes em convidar o músico para substituir  o então baixista do Metallica, Ron McGovney. De personalidade forte, Burton fez uma exigência: de que a banda se mudasse de Los Angeles para São Francisco.

James e Lars sabiam tanto que haviam descoberto um joia rara do rock que se mudaram para a Bay Area de São Francisco e fizeram do Metallica o grupo precursor do thrash metal.

Com a banda, Cliff Burton gravou três álbuns de estúdio: “Kill ‘Em All” (1983), “Ride the Lightning” (1984) e “Master of Puppets” (1986). “…And Justice for All”, lançado em 1988, dois anos após a morte de Cliff, ainda contém um pouco da alma de Cliff. A faixa “To Live Is to Die”, que é quase toda instrumental, é assinada por James, Lars e Burton.

É também de Cliff o único trecho em letra da música: “When a man lies he murders some part of the world/These are the pale deaths which men miscall their lives/All this I cannot bear to witness any longer/Cannot the kingdom of salvation take me home.”

A última frase foi escrita na lápide de Cliff Burton, que morreu no auge da carreira.

Para relembrar este grande baixista da história do rock, o Roque Reverso descolou três vídeos no Youtube. Fique inicialmente com um clássico, com o Metallica executando “For Whom the Bell Tolls”, no evento Day on the Green, em Oakland, em 1985. Depois, veja o baixista e a banda executando “(Anesthesia) Pulling Teeth” no Roskilde Festival na Dinamarca em 1986.  Para fechar, veja o Metallica executando “Whiplash”, em 1983, em Chicago.

Anúncios

1 Response to “30 anos sem Cliff Burton, o eterno baixista do Metallica”



Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 87 outros seguidores

setembro 2016
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 530,198 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: