18
mar
17

Os 40 anos de ‘The Idiot’, o seminal álbum de estreia da carreira solo de Iggy Pop

Iggy Pop - 'The Idiot' - Reprodução da capa“The Idiot”, o seminal álbum de estreia da carreira solo de Iggy Pop, completa neste dia 18 de março de 2017 seu quadragésimo aniversário de lançamento. Se você viveu ou ouviu falar de música pop nos Anos 80, dificilmente ela teria acontecido da maneira como aconteceu sem este disco.

Produzido por David Bowie às vésperas do início de sua “Trilogia de Berlim”, “The Idiot” traça as linhas gerais que seriam exploradas nos anos seguintes por artistas e bandas que seguiram pelos trilhos do pós-punk, do gótico e até do rock industrial.

Iggy Pop tinha acabado de sair do Stooges e deixou-se conduzir por Bowie.

As guitarras pesadas foram substituídas por timbres até então pouco explorados por artistas de rock, resultando num álbum até introspectivo, mas com lampejos dançantes e recheado de experiências sonoras corajosas que apenas uma parceria entre Iggy Pop e David Bowie seria capaz de proporcionar naquele momento específico.

Gravado em estúdios na França e na Alemanha, “The Idiot” abre com maestria a série de referências literárias que Iggy Pop vincularia a sua música ao longo da carreira. O título refere-se a “O Idiota”, obra-prima do russo Fiódor Dostoiévski.

O disco abre com “Sister Midnight”, permeada por um riff simples e grudento que serve de cama para viagens sonoras que abalariam as convicções dos roqueiros mais puritanos da época. O Lado A vai crescendo até desembocar em “China Girl”, que anos mais tarde acabaria imortalizada na voz de David Bowie e com as guitarras de Stevie Ray Vaughan.

Já o Lado B traz duas canções inusualmente longas para o que se conhecia de Iggy Pop até então – “Dum Dum Boys” e “Mass Production” -, mas essenciais para fazer a cabeça de integrantes de bandas como Joy Division, The Cure, Sisters of Mercy, Depeche Mode, R.E.M., Bauhaus, Nine Inch Nails e tantos outros grupos e artistas que sacudiram os anos 80.

Quando o corpo de Ian Curtis, do Joy Division, foi encontrado depois de uma tentativa lamentavelmente bem sucedida de enforcamento, o LP “The Idiot” ainda tocava em sua vitrola.

É relativamente comum fãs mais antigos de Iggy Pop torcerem o nariz para “The Idiot”. Em determinados aspectos, o álbum às vezes remete realmente mais a Bowie do que a Iggy. Mas seria insanidade usar esse argumento para desqualificar um trabalho tão influente e merecedor de lugar em qualquer discoteca básica que se preze.

Para celebrar os 40 anos do álbum “The Idiot”, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. São todos ao vivo e de shows antigos.

Fique inicialmente com um de 1977 em programa de TV, de “Funtime”, que traz a participação de David Bowie no piano. Depois, veja três vídeos de uma apresentação de 1986, no Ritz de Nova York, das músicas “Sister Midnight”, “Nightclubbing” e “China Girl”.

Anúncios

0 Responses to “Os 40 anos de ‘The Idiot’, o seminal álbum de estreia da carreira solo de Iggy Pop”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 87 outros seguidores

março 2017
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 530,381 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: