06
jun
12

Os 40 anos de Ziggy Stardust

O dia 6 de junho de 2012 marca o aniversário de 40 anos de um dos grandes álbuns da história do rock. Há exatamente 4 décadas, o inglês David Bowie lançava o disco “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, o quinto de sua carreira.

Na época, os amantes do rock ainda se recuperavam do trauma do fim dos Beatles e das mortes de Jimi Hendrix e Janis Joplin, todos em 1970, último ano da década de 60. Ao mesmo tempo, a criatividade intensa do início da década seguinte fazia com que grandes discos pipocassem.

Só para dar alguns exemplos, em 1971, o Led Zeppelin lançou o “Led Zeppelin IV”; o Jethro Tull trouxe “Aqualung”; e John Lennon fez “Imagine”.

Em 1972, o turbilhão de grandes trabalhos continuou. O Deep Purple criou o “Machine Head”; os Rolling Stones lançaram “Exile on Main St.” ; e o Black Sabbath ainda viria com o “Black Sabbath, Vol. 4”.

O desafio de Bowie era, portanto, bastante grande. Mas o chamado “camaleão do rock” conseguiu escrever mesmo assim o seu nome definitivamente na história da música com um álbum conceitual lembrado até os dias de hoje.

Idealizado por Bowie durante as sessões do disco “Hunky Dory”, de 1971, “Ziggy Stardust” foi gravado no Trident Studios, em Londres, entre novembro de 1971 e fevereiro de 1972.

Produzido pelo cantor e por Ken Scott, o álbum traz Mick Ronson (guitarra, piano, vocais), Trevor Bolder (baixo), Mick Woodmansey (bateria) e  Dana Gillespie no backing vocal da música “It Ain’t Easy”.

O disco conta a história de um alienígena chamado Ziggy Stardust, que vem para a Terra confortar a humanidade em fase de extinção. Com visual andrógino, ele acaba formando uma banda chamada “Spiders from Mars”. Torna-se uma estrela e acaba cedendo aos exageros do rock n’ roll. O álbum termina com o suicídio de Ziggy.

Com este grande álbum, David Bowie inspirou uma série de outros músicos, chocou os mais conservadores e se consolidou como um dos grandes nomes do rock. Hoje, em vez de novos trabalhos impactantes, o camaleão prefere ficar longe dos holofotes, com sua idade de 65 anos.

Vale lembrar que, em 2012, uma edição comemorativa de 40 anos de “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” está sendo lançada para o público.

Roque Reverso descolou dois vídeos relacionados ao grande álbum para relembrar a data e homenagear Bowie. Fique com “Starman” e, claro, “Ziggy Stardust”, este numa versão ao vivo.

Anúncios

0 Responses to “Os 40 anos de Ziggy Stardust”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Anthrax em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #anthrax #scottian Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Anthrax em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #anthrax #charbenante

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 89 outros seguidores

junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: