Os últimos tempos não têm sido fáceis para quem ama a música. Hoje é dia de nos despedirmos de Erasmo Carlos.
O Tremendão nos deixou nesta terça-feira, 22 de novembro, aos 81 anos.
Os detalhes sobre o falecimento ainda são escassos e foram divulgados apenas no período da noite desta terça, mas é a vida de Erasmo Carlos que deve ser celebrada.
O rock’n’roll dificilmente teria sido tão bem adaptado à cultura brasileira sem o talento de Erasmo Carlos, principalmente para compor.
Aprendeu três acordes com Tim Maia no fim dos anos 1950. Precisava de mais?
Erasmo Esteves incorporou o Carlos ao nome pela proximidade com Carlos Imperial, o kingmaker da cena cultural carioca nas décadas de 1950 e 1960.
Escreveu o grosso dos sucessos estrondosos dos distantes tempos de Roberto Carlos no rock’n’roll, durante a Jovem Guarda.
Depois de muito extrapolar, Roberto buscou a fama de “bom moço”. Mesmo visceralmente romântico, Erasmo aceitou a fama de “mau”.
O sucesso se foi. Os amigos se afastaram. A fama ficou.
Cantou, tocou, escreveu, atuou. Seguiu roqueiro – e produtivo – até o fim da vida.
No fim de outubro de 2022, Erasmo deu entrada no Hospital Barra D’Or para fazer exames e tratar de uma síndrome edemigênica, caracterizada por excesso de líquido no organismo. No dia 30, chegou a ser dado como morto em boatos que se espalharam pelas redes sociais e desmentiu sua própria morte.
Erasmo chegou a ter alta, mas voltou a ser internado novamente no mesmo hospital, onde chegou a ser entubado, conforme informações da TV Globo.
No período da noite desta terça, a família de Erasmo divulgou uma nota, informando que Erasmo teve um quadro de “paniculite agravado por sepse de origem cutânea”. A paniculite é a inflamação da camada de gordura que fica abaixo da pele e, no caso dele, agravada por uma infecção generalizada.
Em homenagem ao Tremendão, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Veja inicialmente um Medley da Jovem Guarda em performance de Erasmo no Rock in Rio de 1985. Na sequência, veja outro Medley de Erasmo com sucessos do rock, ao lado de Roberto Carlos.
Depois, veja o Tremendão tocando ao vivo “Minha fama de mau”, “Lobo Mau”, “Negro Gato”, “Quero que vá tudo pro Inferno” e “Eu Sou Terrivel”. Para fechar, fique com o clipe oficial do clássico “Sentado à beira do Caminho”, interpretado pela dupla eterna Roberta e Erasmo. Descanse em paz, Tremendão!
Adeus, Tremendão! Erasmo Carlos morre aos 81 anos
0 Respostas to “Adeus, Tremendão! Erasmo Carlos morre aos 81 anos”