David Coverdale – Foto: Reprodução de vídeo do YouTube

Uma das maiores figuras da história do hard rock. David Coverdale, anunciou nesta quinta-feira, 13 de novembro, a aposentadoria. Em vídeo divulgado nas diversas redes oficiais do Whitesnake, o vocalista, fundador e dono da banda agradeceu músicos, fãs e demais companheiros que estiveram com ele ao longo da extensa carreira.

Com 74 anos de idade, Coverdale já estava afastado dos palcos desde 2022 por motivos de saúde.

De acordo com ele, ficou claro o momento atual e a necessidade da parada.

“Ficou muito evidente para mim, nos últimos anos, que chegou a hora de pendurar meus sapatos de plataforma do rock and roll e minhas calças justas”, afirmou Coverdale no vídeo em tom bem humorado e leve, segurando um copo com uma bebida.

No final da mensagem e antes de um vídeo com lembranças da carreira, ele se despediu fazendo um gesto de brinde com o copo.

“Eu amo vocês profundamente. Agradeço a todos que me ajudaram e me apoiaram nessa jornada incrível – todos os músicos, a equipe, os fãs, a família”, afirmou. “É incrível, mas realmente chegou a hora de simplesmente curtir a aposentadoria, e espero que vocês entendam isso. Mais uma vez, eu amo vocês de todo o coração. Adeus.”

Em mais de 50 anos de carreira, Coverdale escreveu seu nome na história do rock e da música com participações decisivas na construção da memória eterna do hard rock.

Desde o início ainda muito jovem no Deep Purple, com a gigantesca responsabilidade de substituir nada menos que Ian Gillan, passando pela criação do Whitesnake em suas diversas fases, e até formando uma dupla histórica com o eterno guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, Coverdale é, sobretudo, um artista presente em momentos históricos do rock.

Comandando os vocais do Purple no histórico e essencial álbum “Burn”, gravando excelentes discos com o Whitesnake e proporcionando performances ao vivo que só os grandes vocalistas do rock são capazes, Coverdale merece todos os elogios em sua longa carreira de mais de meio século.

Nas diversas passagens com o Whitesnake pelo Brasil, os felizardos fãs do País tiveram a sorte de acompanhar grandes momentos do vocalista.

Este Roque Reverso, criado em 2009 ainda como um blog, cobriu diversos shows do Whitesnake de Coverdale, tanto em turnê solo como em festivais.

O site jornalístico tem resenhas sobre apresentações do grupo em São Paulo no Anhembi em 2011, quando dividiu a noite com o Judas Priest, no Monsters of Rock de 2013, quando fez o melhor show do festival, no Citibank Hall em 2016, quando o som da casa foi criticado em plena comemoração de 65 anos de Coverdale, e no Rock Fest de 2019, quando a banda emocionou fãs e esbanjou carisma.