Membros do Black Sabbath ao vivo – Fotos: Reprodução de vídeo

Sábado, 5 de julho de 2025, já entrou para a história do heavy metal, depois que a formação clássica do Black Sabbath voltou a se reunir, após duas décadas, para ser a atração principal de um verdadeiro festival de mais de 10 horas que marcou a despedida do lendário Ozzy Osbourne dos palcos.

O evento, denominado “Back To The Beginning”, reuniu, em Birmingham, na Inglaterra, além do Sabbath e de Ozzy, alguns dos maiores nomes da história do heavy metal e do hard rock, como Metallica, Slayer, Guns N’ Roses, Anthrax, Pantera, Alice in Chains, Tool, Mastodon, Lamb of God e Gojira, entre outros tantos de alto quilate da música pesada.

Foi a primeira vez em 20 anos que Ozzy Osbourne, Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocaram juntos pelo lendário grupo, que acabou oficialmente em 2017, já sem Ward na formação.

Devido a seus problemas de saúde amplamente já conhecidos, incluindo Parkinson e lesões na coluna, Ozzy se afastou dos palcos e, infelizmente, não tem mais condições de suportar apresentações vivo.

No evento, após os ótimos shows das atrações convidadas, ele fez uma apresentação solo curta com uma banda formada por Tommy Clufetos (bateria), Mike Inez (baixo), Adam Wakeman (teclados) e Zakk Wylde (guitarra), antes de se juntar aos seus companheiros de Sabbath para trazer sucessos históricos do grupo que influenciou uma quantidade gigantesca de nomes do heavy metal em suas mais variadas vertentes.

Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine e diretor musical do evento, havia prometido que o evento seria “o maior show de heavy metal de todos os tempos”. E, para quem acompanhou as apresentações, não há dúvida que os felizardos que estiveram na Inglaterra presenciaram um dos maiores acontecimentos da história do rock.

Os lucros do evento, que reuniu 41 mil pessoas no Villa Park (Estádio do Aston Villa) e foi acompanhado por milhões de fãs numa transmissão ao vivo via streaming paga, foram destinados a instituições como Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.

Shows do Sabbath e de Ozzy

O show final e mais esperado do evento foi o da formação clássica do Black Sabbath. Com Ozzy Osbourne sentado num trono estilizado, a banda trouxe quatro clássicos da carreira.

Foram tocadas “War Pigs”, com uma introdução de “Black Sabbath”, “N.I.B.”, “Iron Man” e “Paranoid”.

Mesmo com sua voz claramente mais fraca e depois de um grande tempo afastado dos palcos, Ozzy deu claramente seu máximo e conseguiu emocionar a todos.

Vale destacar também o quanto Geezer Butler e Tony Iommi continuam dando aulas em seus respectivos instrumentos e a presença incrível de Bill Ward, que chegou a tocar boa parte do repertório sem camisa.

Antes de tocar com o Sabbath, Ozzy trouxe sucessos de sua carreira solo e levantou o público.

Foram tocadas as músicas “I Don’t Know”, “Mr. Crowley”, “Suicide Solution”, “Mama, I’m Coming Home” e “Crazy Train”.

Metallica, Slayer e Pantera trazem grandes apresentações

Não bastasse a presença da banda considerada símbolo do heavy metal como atração maior do evento, três grupos discípulos dos Anos 1980 e 1990 trouxeram os shows de maior impacto em Birmingham. Metallica, Slayer e Pantera, este com sua formação especial com Zakk Wylde na guitarra e Charlie Benante na bateria, levantaram o público com apresentações de grande impacto e capazes de gerar a abertura de várias rodas de mosh.

O Metallica foi a última atração convidada a tocar antes de Ozzy e o Black Sabbath. Com uma apresentação de gala, a gigante banda de thrash metal fez seu show de agradecimento pela existência do Sabbath trazendo no repertório sua versão para “Hole in the Sky”.

Também tocou sucessos próprios, como “Creeping Death” e “For Whom the Bell Tolls”, além de outra versão, ótima, para a sabbathiana “Johnny Blade”, e fechou o set list com nada menos que “Battery” e “Master of Puppets”.

O Slayer, por sua vez, satisfez a vontade de quem não via a banda, que fez sua turnê de despedida em 2019, mas que vem se apresentando esporadicamente em festivais específicos.

O grupo norte-americano iniciou o show com “Disciple”, que foi seguida por “War Ensemble”. A cover escolhida do Sabbath foi “Wicked World”, que antecedeu “South of Heaven”, “Raining Blood” e “Angel of Death”.

Em sua formação especial, o Pantera trouxe duas músicas próprias (“Cowboys From Hell” e “Walk”) e duas covers (“Planet Caravan” e “Eletric Funeral”).

Guns traz 4 covers do Sabbath

Representante do hard rock norte-americano, o Guns N’ Roses despertou antes de tocar certa desconfiança de alguns fãs da corrente predominante do evento de rock pesado, mas entregou um show digno e uma quantidade acima da média de covers do Black Sabbath no evento de Birmingham.

A banda de Axl Rose, Slash e Duff trouxe nada menos que quatro faixas do Sabbath em sua apresentação: “It’s Alright”, “Never Say Die”, “Junior’s Eyes” e “Sabbath Bloody Sabbath”. Para fechar a participação, foram executados os clássicos “Welcome to the Jungle” e “Paradise City”.

Superbandas homenageiam Ozzy e o Black Sabbath

Entre as várias atrações convidadas para o grande evento em Birmingham, também chamaram a atenção os supergrupos montados especialmente para homenagear Ozzy Osbourne e o Black Sabbath.

Uma dessas superbandas, por exemplo, trouxe ninguém menos que Billy Corgan, Sammy Hagar, Tobias Forge, Steven Tyler, Tom Morello, Nuno Bettencourt, Chad Smith, K.K. Downing, Vernon Reid e Ron Wood, entre outros.

Sem a menor dúvida, o grande destaque foi ver Steven Tyler cantando novamente depois dos sérios problemas vocais que praticamente encerraram as atividades do Aerosmith ao vivo.

Vídeos para apreciar

Vários vídeos das apresentações estão sendo enviados ao YouTube e foram selecionados pelo Roque Reverso para acompanhar este texto. Alguns estão sendo apagados por questões contratuais no YouTube, mas a intenção e deixar o texto com vídeo atualizados para celebrar o grande momento para Ozzy e o Sabbath.

Fique inicialmente com os vídeos do Black Sabbath tocando “War Pigs”, “N.I.B.”, “Iron Man” e “Paranoid”.

Na sequência, veja um com a apresentação completa solo de Ozzy Osbourne.

Depois, veja o Metallica tocando “Creeping Death”.

Em seguida, veja filmagens completas dos shows do Slayer e do Pantera.

Na sequência, veja o Guns tocando “Sabbath Bloody Sabbath”.

Para fechar, veja Steve Tyler e convidados tocando “Walk This Way”.

Em último show com e para Ozzy, Black Sabbath e convidados fazem a festa do heavy metal