16
nov
16

A mensagem da inclusão de Bono em uma lista de ‘mulheres do ano’

Bono Vox em foto de campanha pró-Haiti - Foto: DivulgaçãoA revista norte-americana Glamour fez barulho no início de novembro ao incluir Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, em sua lista de “mulheres do ano”. Primeiro homem a integrar a lista da Glamour em seus quase 40 anos de existência, Bono foi escolhido, segundo a revista, por “prestar atenção nos direitos das mulheres e meninas em todo mundo”.

Não entremos no mérito de a maior parte das publicações femininas operar como manuais mais ou menos sofisticados de como a mulher deve ser bela, recatada e do lar, sempre disposta a entrar muda, submissa e sorridente na linha de montagem de princesas de araque fomentada pela mídia convencional.

A provável intenção da revista era causar polêmica com a inclusão de um homem e fazer um pouco de barulho para além de seu círculo convencional de leitoras e leitores. Apesar de a escolha poder ser vista como desserviço à luta das mulheres por direitos iguais, como se fossem necessários a tutela ou o aval masculino para legitimá-la, há um aspecto interessante a ser abordado.

A maior parte da humanidade vive atualmente em sociedades subordinadas a sistemas de opressão entrelaçados e profundamente enraizados, em especial sob os jugos do racismo, do machismo e da homofobia. E é raro, muito raro, encontrar por aí um homem branco, heterossexual, rico, famoso e bonitão disposto a se indispor pela igualdade de direitos, termo um pouco fora de moda nos últimos anos.

A presença de Bono na lista é um reflexo de seus posicionamentos políticos históricos. É o sujeito que ficou famoso e resolveu fazer bom uso da projeção proporcionada pela música. Começou com a paz no Ulster, quando o U2 ainda era um fenômeno europeu, lá no início dos anos 80, e foi crescendo junto com a banda: combate à fome, à discriminação, à violência e a outros sintomas da estupidez humana no geral.

No caso da citada “atenção aos direitos das mulheres e meninas em todo mundo”, a mensagem da escolha de Bono ao mundo masculino é: “se você não puder ou não quiser ajudar na luta das mulheres por direitos iguais, não as atrapalhe; mas se puder e quiser entrar nesta luta, seja bem-vindo”. E isto serve tanto para os direitos das mulheres quanto para os direitos dos negros, dos homossexuais, das classes empobrecidas e de outros grupos oprimidos.

Em tempos de Temer, Trump, Macri, Brexit e outros retrocessos, as mensagens de paz, amor e igualdade de Bono e do U2 servem de alento e inspiração na busca por um mundo melhor.

Fiquemos, pois, com músicas de três diferentes fazer do U2: “Angel of Harlem”, homenagem à cantora Billie Holiday; “Walk On”, uma canção sobre o desapego; e “One”, uma ode ao que há de bom no ser humano.


0 Responses to “A mensagem da inclusão de Bono em uma lista de ‘mulheres do ano’”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Curtas do Roque Reverso -> Para você que está pensando em ir ao aguardado show que o Greta Van Fleet realizará em São Paulo na Audio, uma notícia nada boa: os ingressos estão já no terceiro lote e saltaram do valor inicial de R$ 220,00 (https://roquereverso.com/2019/02/04/greta-van-fleet-snow-patrol-e-outras-bandas-tocarao-nas-lolla-parties-em-sp/) para inacreditáveis R$ 320,00 (inteira). Integrantes da equipe do Roque Reverso se deslocaram por volta das 13h30 (horário de Brasília) deste sábado, 9 de fevereiro, ao longínquo Credicard Hall, na zona sul da capital paulista, e tiveram esta nada agradável "surpresa", ao tentar fugir das famigeradas taxas de conveniência e entrega. Obviamente, como não temos carteirinha de estudante (e não adotamos mecanismos fora dos meios legais para adqui-la), como não existe facilidade alguma (como parcelamento ou coisa parecida) e como tivemos a sensação de "assalto", decidimos não comprar. Tudo porque há uma linha divisória clara entre ser fã de uma banda e ser trouxa. Sabemos que o Greta Van Fleet é uma ótima banda, que é uma promessa cada vez mais clara de algo bom e duradouro para o rock n' roll e que, muito provavelmente, vai ganhar um ou mais prêmios Grammy na cerimônia do domingo, nos Estados Unidos. Mas os organizadores de shows brasileiros vêm abusando demais em relação aos preços de ingressos de quem só pode pagar entrada inteira.Resta a cada fã se sujeitar ou não a estes abusos. Com este caso relatado e com as últimas negativas de credenciais de imprensa que o Roque Reverso vem recebendo da assessoria de imprensa da Time For Fun (suspeitamos de retaliação por fazermos nossas habituais criticas jornalísticas nas resenhas de shows), é muito provável que este veículo de imprensa fique fora das coberturas dos shows do Greta Van Fleet, tanto do Lollapalooza Brasil, como do show na Audio pelas Lolla Parties. É muito triste especialmente para nós, que fomos um dos primeiros veículos brasileiros a falar da banda e o primeiro do País a publicar uma entrevista exclusiva com os integrantes. Não desistiremos tão fácil de ir, mas avisamos nossos queridos leitores do ocorrido. #roquereverso #gretavanfleet

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 100 outros seguidores

novembro 2016
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias


%d blogueiros gostam disto: