A Virada Cultural de 2019 acontece no sábado, 18 de maio, e no domingo, 19, na capital paulista. Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Virada Cultural chega a sua 15ª edição com os maiores números de atrações e pontos da história do evento.
Entre as atrações representantes do bom e velho rock, destaque para as apresentações de Ira!, Sepultura, Pitty, Nação Zumbi, Plebe Rude e Garotos Podres.
Há claramente menos representantes do gênero do que a maioria das edições anteriores da Virada Cultural, mas a importância dos nomes citados compensa um merecido espaço maior.
O ponto central do rock na Virada fica na região Central da Cidade, na Avenida Rio Branco, na altura do número 98. É lá que o gênero tem seu palco.
Tocarão ali Nação Zumbi, Di Ferrero e a banda Scalene no sábado à noite e, da madrugada do domingo em diante, pela ordem, Boogarins, Garotos Podres, Let’s Block, Sepultura, Tributo a Raul Seixas, Pitty e Ira!.
Fora deste palco, o grupo Plebe Rude terá um show imperdível no Sesc Campo Limpo, onde apresentará, na noite do sábado, o show Primórdios, amparado no disco especial lançado recentemente com raridades.
Antes de tocar no palco da Rio Branco na manhã do domingo, o Sepultura tem um show agendado para o Sesc Interlagos no sábado à noite.
Depois de tocar também no sábado, perto do horário das 18 horas no palco da Rio Branco, o Nação Zumbi tem agendada uma outra apresentação na Casa de Cultura Chico Science, no mesmo dia, às 23 horas.
De forma inédita, o evento ocupará em 2019 todas as 32 subprefeituras da cidade, com mais de 1.200 atividades gratuitas distribuídas em mais de 250 pontos, centralizados e descentralizados, espalhados por toda São Paulo.
Com expectativa de público de 5 milhões de pessoas, o evento tem como algumas novidades a integração do corredor aberto da Paulista – com atrações 24h na rua e em instituições como IMS, Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp – e das quadras de Escolas de Samba ao roteiro do evento.
Também inédita é a transmissão ao vivo do evento para todo o Brasil pela Spcine Play (www.spcineplay.com.br) e a ação, nessa dimensão, do programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que leva tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos da Virada Cultural.
Sesc
O Sesc São Paulo realiza atividades artísticas gratuitas e voltadas a todos os públicos em 18 unidades na capital durante a 15ª edição da Virada Cultural. As unidades participantes do Sesc na Virada Cultural estendem seu horário de funcionamento, com o objetivo de ampliar o alcance das atividades da Virada para toda a cidade.
O Sesc Avenida Paulista e o Cinesesc avançam na madrugada e estarão abertos ao público até às 4 horas e 4h30, respectivamente, do sábado. As demais encerram suas atividades entre por volta das 2 horas, e retomam no domingo pela manhã com programações até às 18 horas.
Infantil
A Virada Cultural 2019 preparou mais de 180 atrações para o público infantil, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado fazendo a trilha ao vivo do filme “O Mágico de Oz”.
Para os pequenos, o evento apresenta ainda a mostra de cinema com os desenhos clássicos da Disney, na Câmara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil com intervenções de
palhaços.
Palcos
Ao todo são 35 palcos, sendo 27 no Centro e oito descentralizados. O maior palco, o Anhangabaú – Plural, tem dimensão de 16x14m, e representa a pluralidade e encontro de diferenças desta edição do evento. Quatro palcos
terão telões (nas medidas de 8x6m ou 6x4m): Anhangabaú – Plural, Cidade Tiradentes, Copan – Itamar 70 e Patriarca – Experimenta.
Além disso, a SPturis monta infraestrutura para 23 festas espalhadas pelo Centro, que demandam tendas com som, luz e gerador. Ao todo, são 200 tendas e cinco trios elétricos no Centro.
Gastronomia
A 15° Virada Cultural incorpora a curadoria de gastronomia em 2019 e apresenta a maior programação deste segmento da história do evento. Fortalecendo a vocação de capital gastronômica mundial de São Paulo, o
maior evento 24 horas do mundo apresenta oito praças gastronômicas espalhadas pelo centro da cidade, com mais de 70 operações. Somam-se à programação das praças, mais de 100 pontos de trucks (food ou beer) e tendas, espalhados nas proximidades dos palcos centrais.
A Virada Cultural deste ano conta ainda com a participação de mais de 20 restaurantes e bares tradicionais do Centro com programação estendida noite adentro, como La Casserole, A Casa de Porco, Barouche, Orfeu, Casa da Mortadela, Bar da Dona Onça, Esther Rooftop, Ponto Chic, Ramona e Drosophyla Bar.
Maior festival de gastronomia de rua do mundo, o Smorgasburg – que estreia na cidade nos dias 25 e 26 de maio – participa do evento com uma versão pocket ao lado do Theatro Municipal. Ocupando uma das maiores praças, o
mineiro Festival Fuegos vem pela primeira vez a São Paulo com carnes especiais e pratos preparados diretamente na brasa, na avenida São Luis.
Chefs especialistas como o Marcos Livi, do Veríssimo, assinam as estações de puro fogo. Já a praça Sabores do Mundo oferece opções de gastronomia internacional na avenida Ipiranga e conta com nomes como Benoit Mathurin, chef francês do Esther Rooftop, preparando sua famosa terrine.
A feira de economia criativa Solano Trindade reúne moda, artes e alimentação no Largo do Arouche como
parte do projeto “Mãos e Mentes Limpas” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Uma tenda no Boulevard São João, em frente à Praça das Artes, promove degustação de gastronomia coreana com Yun Hwang, chef do restaurante Portal da Coreia, em celebração aos 60 anos de relações diplomáticas CoreiaBrasil. Completam o cardápio da Virada Cultural as praças Comida Popular na Luz, Sabores do Brasil, no Anhangabaú, e Cervejas Artesanais, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade.
Infraestrutura
Este ano, a produção envolverá o trabalho de mais de 4 mil pessoas, entre elas: · 1.500 seguranças particulares, além do efetivo da PM e da GCM; · 630 bombeiros; · 150 técnicos de som e operadores de mesa; · 150 técnicos de iluminação; · A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Para eventuais ocorrências médicas e de urgência, nove postos de ambulatório fixos ficarão localizados em pontos estratégicos.
Além disso, 87 diárias de ambulâncias de remoção para atender o público serão complementadas pela mobilização de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, por dia.
O total da equipe nos postos médicos é de cerca de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e, nas unidades móveis, de 150 pessoas.
E, para completar, haverá cerca de 90 colaboradores da SPTuris, que trabalham na preparação do evento.
Itens de produção: · 80 totens com sinalização e programação; · 1.116 banheiros químicos (incluindo banheiros PNE) estarão espalhados e localizados em 61 bolsões de serviços sanitários (57 no Centro).
Esses bolsões sanitários ficarão em grandes espaços abertos para que sejam facilmente localizados pelo público (como, por exemplo, próximo aos grandes palcos), o que, ao mesmo tempo, facilitará a manutenção. As equipes de limpeza também ficarão nesses locais, assim como caminhões de esgotamento e água.
Confira abaixo os horários dos shows dos palcos ligados ao rock na Virada Cultural de 2019:
RIO BRANCO – ROCK
SÁB 18h – 19h Nação Zumbi
SÁB 21h – 22h Di Ferrero
SÁB 23h – 00h Scalene
DOM 01h – 02h Boogarins
DOM 03h – 04h Garotos Podres
DOM 07h30 – 08h30 Let’s Block
DOM 09h30 – 11h Sepultura
DOM 12h – 13h Tributo a Raul Seixas
DOM 14h – 15h30 Pitty
DOM 16h30 – 18h Ira!
SESC INTERLAGOS
SÁB 18h – 19h30 Sepultura
DOM 15h – 16h Os Atrapalhados – Escola Acrobática Professor Romero [circo]
DOM 16h – 17h Djonga – Show “Ladrão”
SESC CAMPO LIMPO
SÁB 20h30 Plebe Rude – Show Primórdios
DOM 17h Grupo Triii – Show Dia e Noite
CHICO SCIENCE – IPIRANGA
SÁB 19h – 20h Tribo Sonoro
SÁB 21h – 22h C R O N I X T A
SÁB 23h – 23h59 Nação Zumbi
DOM 11h – 12h MC Garden
DOM 13h – 14h Família Sabotage
DOM 15h – 16h Tássia Reis
DOM 17h – 18h Rappin Hood
ROCK – Edifício Sampaio Moreira
SÁB 18h – 19h Victor Rice e convidados
SÁB 21h – 22h Orquestra Vermelha
DOM 00h – 01h Bixiga 70
DOM 03h – 04h Berra Boi e Kastrup
DOM 11h – 12h Muntchako
DOM 14h – 15h Baleia
DOM 17h – 18h A Banda Mais Bonita Da Cidade
0 Respostas to “Ira!, Sepultura, Pitty, Nação Zumbi, Plebe Rude e Garotos Podres são destaques do rock da Virada Cultural de 2019”