20
abr
18

Plebe Rude lança álbum ‘Primórdios’, que traz canções inéditas compostas entre 1981 e 1983

Plebe Rude - Reprodução da capa de "Primórdios"A banda brasileira Plebe Rude lançou nesta sexta-feira, 20, o álbum “Primórdios”. O novíssimo disco do veterano grupo de Brasília traz canções compostas entre 1981 e 1983, sendo nove delas músicas inéditas.

Trata-se de um conteúdo ao vivo, gravado no final de 2017 durante um show no Espaço Som, em São Paulo, produzido pelo Showlivre.com e dirigido por Walter Abreu e Rapha Al.

O audiovisual fica disponível no Showlivre.com, por meio do canal no Youtube, onde é possível conferir na íntegra a apresentação que deu origem ao álbum.

A formação atual do grupo Plebe Rude traz os membros formadores Philippe Seabra (guitarra e voz) e André X (baixo e voz).

Além deles, há ainda Marcelo Capucci (bateria e backing vocals) e Clemente Nascimento (guitarra e voz), que também é historicamente conhecido por ser líder do grupo Inocentes, outro ícone nacional dos Anos 80.

A ideia do álbum “Primórdios” surgiu, por sinal, após o lançamento do livro “Meninos em Fúria”, uma co-autoria de Clemente e do escritor Marcelo Rubens Paiva, quando Philippe Seabra viu a necessidade de também resgatar suas memórias para um futuro livro – ainda em fase de escrita.

O livro de Clemente e Paiva faz um registro da história do rock brasileiro, especialmente do surgimento do punk em São Paulo, no começo dos Anos 80, quando várias bandas de Brasília também vieram à capital paulista para desfilar suas letras contestadoras num período ainda marcado pela ditadura militar.

Vale lembrar que Clemente foi segurança da lendária casa de shows Napalm, que ficou historicamente conhecida por receber a maioria das bandas brasileiras que surgiam nos Anos 80, tanto de São Paulo como de outras cidades brasileiras, como Brasília. Num dos episódios do Napalm, contado inclusive no show de gravação de “Primórdios”, é Clemente que vai buscar os músicos da Plebe Rude na rodoviária para tocar na casa de shows, que também contou com João Gordo, do Ratos de Porão, entre os funcionários.

Depois do livro, durante suas pesquisas sobre as músicas iniciais, junto com André X, Philippe Seabra resgatou músicas que ficaram de fora dos dois álbuns importantes de estreia da banda: “O Concreto Já Rachou”, de 1986, e “Nunca Fomos tão Brasileiros”, de 1987.

“Algumas músicas entraram nos primeiros dois álbuns, mas a maioria é inédita. Conseguimos resgatá-las graças às consultas ao jornalista Paulo Marchetti, e, além de jornalista, também pesquisador musical Olímpio Cruz Neto, que guardaram demos e gravações de shows raros”, explicou Seabra, no release distribuído à imprensa com as informações do lançamento de “Primórdios”.

“Esse registro é mais que um resgate. É a comemoração de um tempo onde a música conectava as pessoas. Onde o faça-você-mesmo dependia de amigos, suor e lágrimas. Onde o mundo era muito maior do que parece hoje e tínhamos que nos unir para não sermos engolidos pelo sistema”, destacou André X, também no texto de apresentação do novo álbum. “São músicas rústicas, inocentes e simples, mas feitas numa época que o que importava era estar no palco cantando para gente igual a você, sobre problemas em comum: falta de perspectiva, tédio, desinformação, censura, controle e adolescência”, complementou.

O show e, consequentemente, o álbum, contaram com participação especial de Gabriel Thomaz e Erika Martins, do grupo Autoramas, na música “Dança de Semáforo”.

Antes de “Primórdios”, o grupo Plebe Rude havia lançado mais recentemente o disco “Nação Daltônica”, em 2014. O novo trabalho, portanto, é o primeiro em quatro anos.

O disco novo está disponível em todas as plataformas de streaming com uma novidade: a versão estúdio de “Disco em Moscou”, da banda The Vibrators.

Confira abaixo a apresentação disponível no YouTube e a lista de faixas do novo álbum da Plebe Rude.

Lista de Faixas

1. Cavalaria Rusticana*
2.Nada (Original)*
3.Bandas Bsb*
4.Pressão Social
5.Tá Com Nada*
6.Pirataria*
7.Consumo
8.Dança Do Semáforo (Part.Gabriel Thomaz E Erika Martins Do Autoramas)
9.Sexo E Karatê
10.Festas*
11.Moda*
12.Voto Em Branco
13.Ditador*
14.48
15.Voz Do Brasil
16.Disco Em Moscou**
17.Censura
18.Disco Em Moscou (Versão Estúdio)

*Músicas inéditas
**Versão em português de “Disco in Moscow” da banda The Vibrators

 

Anúncios

0 Responses to “Plebe Rude lança álbum ‘Primórdios’, que traz canções inéditas compostas entre 1981 e 1983”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 95 outros seguidores

abril 2018
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: