Foto antiga do Guns só com Axl, Slash e Duff - Foto: DivulgaçãoAxl Rose e Slash finalmente fizeram as pazes. E isto significa o óbvio: em breve o vocalista e o guitarrista solo da lendária formação clássica do Guns N’ Roses voltarão a ocupar o mesmo palco pela primeira vez em mais de 20 anos.

Os rumores da reaproximação entre Axl e Slash ganharam força no decorrer do ano passado e desaguaram na confirmação oficial desta semana, de que eles tocarão juntos em abril, quando farão o encerramento de uma das noites do festival Coachella, na Califórnia. Depois do festival, o Guns N’ Roses deverá emendar uma breve turnê de verão pela Degringolândia.

Isto não significa, entretanto, uma reunião de alguma das formações clássicas do Guns. Dos demais membros fundadores, somente o baixista Duff McKagan confirmou presença no reencontro entre Axl e Slash nos palcos. O guitarrista Izzy Stradlin’ e os bateristas Steven Adler e Matt Sorum devem ficar de fora da brincadeira.

De acordo com as informações contidas em um press-release, o mais provável é que os três membros fundadores da banda sejam acompanhados por alguns dos músicos que vinham acompanhando Axl em seu simulacro de Guns N’ Roses.

Desde que abandonou as drogas e deixou o Guns – sem ironias nem duplos sentidos -, o guitarrista Izzy Stradlin’ tem evitado holofotes e turnês. Steven Adler, por sua vez, é um sobrevivente dos abusos de álcool e drogas e não se dá com Axl Rose. Outro que não vai com a cara do ex-vocalista – ato falho, confesso – é o baterista Matt Sorum.

Aliás, não se dar bem com Axl Rose parece ser o esporte predileto da maioria dos músicos que cruzaram por muito tempo o caminho do intempestivo ex-cantor. O próprio Slash cortou relações com Axl depois de sair da banda.

Mesmo com as ausências de Izzy, Steven Adler e Matt Sorum, o show no Coachella será histórico. Slash e Axl não tocavam ao vivo juntos desde 1993. Uma oportunidade de ouro foi perdida há alguns anos, em 2012, quando o Guns ingressou no Rock’n’roll Hall of Fame, mas Axl Rose deu piti e não apareceu.

É importante salientar que Axl Rose e Slash traçaram caminhos inversos desde o fim do Guns N’ Roses original. Enquanto Axl perdeu a voz e demorou quase 20 anos para entregar o prometido “Chinese Democracy”, Slash interrompeu os abusos lisérgicos depois de instalar um marcapasso aos 35 anos de idade e manteve a criatividade em alta, emplacando bons discos, excelentes parcerias musicais e extensas turnês desde seu primeiro projeto solo, o Slash’s Snakepit.

Para os fãs certamente será inesquecível. Como precavido que sou, vou esperar o primeiro show acontecer, ciente de que a reunião vai durar até o próximo piti de Axl Rose.