Se há uma banda que superou as expectativas de muitos no Monsters of Rock 2013 essa banda é o Ratt. Pela primeira vez em solo brasileiro, o veterano grupo de hard rock norte-americano foi a antepenúltima atração do dia 20 de outubro, o segundo do festival que foi realizado na Arena Anhembi, em São Paulo.
Para uma plateia que inicialmente estava ali para aguardar os shows do Whitesnake e do Aerosmith, a banda dos Estados Unidos trouxe para o festival uma ótima apresentação.
O show simplesmente contou com tudo aquilo que fez o hard rock se consolidar como uma das vertentes mais importantes da música. Por meio da apresentação do Ratt, o público teve à disposição vários dos elementos que influenciaram diversos grupos que estouraram no hard rock até mais do que a própria banda nos anos seguintes.
Vez ou outra, era possível se questionar se ali não havia uma levada de guitarra de Izzy Stradlin no auge do Guns N’ Roses. Ou era bem claro sacar onde muitos conjuntos, como o Cinderella e até o Skid Row, tiveram alguma inspiração.
O som estava simplesmente espetacular durante o show do Ratt. Para o leitor ter uma ideia, era possível ouvir de maneira nítida as músicas desde as catracas de entrada do evento. Destaque também para a iluminação escolhida e o próprio fundo de palco, que trazia o logo clássico da banda em letras imponentes e garrafais.
Com a figura do grande Stephen Pearcy nos vocais e com um entrosamento invejável, todos aqueles que gostam de um bom rock pesado ficaram muito satisfeitos com o que viram e ouviram. Mesmo com mais de 30 anos de carreira e com alguns membros, como o próprio vocalista, com mais de 50 anos, foi muito agradável ouvir uma banda tocando com tesão, mesmo sem ela ser a atração principal da noite.
Uma boa prova de tudo isso ficou clara quando era possível ver, a cada música, que cada vez mais pessoas começavam a comentar de uma maneira positiva sobre o show. Regada por uma cerveja gelada e acompanhada por várias belas fãs do hard rock que desfilavam na Arena Anhembi, a apresentação ficou ainda mais interessante.
Perto do fim, antes de a banda executar o hit “Back for More”, Stephen Pearcy perguntou se a plateia gostaria de uma volta do grupo ao Brasil e a resposta foi amplamente positiva.
Mais conhecido e com clipes frequentes na MTV, o clássico “Round and Round” encerrou a apresentação do Ratt no Anhembi e levantou o público, que demonstrou respeito pela banda.
A pergunta que ficou após o show era sobre qual o motivo que teria gerado tanta demora para o grupo tocar pela primeira vez no País. A certeza que ficou é a de que, a partir de agora, produtores nacionais já sabem onde encontrar uma banda capaz de trazer, ao mesmo tempo, um hard rock dos Anos 80 de boa qualidade e de atrair um público ligado em música bem tocada.
Para relembrar o ótimo show do Ratt no Monsters of Rock, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique inicialmente com “Lack Of Communication”. Depois assista aos vídeos de “Back For More” e “Round And Round”. Se quiser ver o show na íntegra, siga para o último vídeo.
Set list
Wanted Man
I’m Insane
In Your Direction
You Think You’re Tough
Way Cool Jr.
Nobody Rides For Free
Lack Of Communication
Lay It Down
You’re In Love
Body Talk
Back For More
Round And Round
Melhor do Monsters
Ratt and Roll!!!