O clipe da música “Back in Black”, do AC/DC, superou nos últimos dias de janeiro deste ano 1 bilhão de visualizações. A marca histórica atingida pelo videoclipe repete o feito da banda com o da música “Thunderstruck”, alcançado em outubro de 2021.

Marcada por um dos riffs mais icônicos da história do bom e velho rock and roll, “Back in Black” é a faixa título do álbum clássico de mesmo nome que o AC/DC lançou em julho de 1980.

O disco é o primeiro de estúdio do lendário grupo australiano sem o vocalista Bon Scott, que morreu 5 meses antes do lançamento. E marca a estreia do vocalista Brian Johnson.

Com vendas estimadas em mais de 50 milhões de LPs, fitas K-7 e CDs desde seu lançamento, “Back In Black” é o álbum de rock mais vendido da história e o segundo disco mais vendido de todos os tempos, perdendo apenas para “Thriller”, de Michael Jackson.

O clipe foi lançado nos Anos 1980 e chegou ao YouTube somente em 2012.

Como o YouTube surgiu em 2005 e muitas bandas demoraram para criar canais oficiais ou até mesmo colocarem seus vídeos na plataforma, é comum os vídeos contarem com bem menos visualizações do que deveriam.

O Roque Reverso sempre lembra que, obviamente, os videoclipes dos Anos 1980 e 1990 já foram vistos muito mais vezes do que as marcas atingidas no YouTube, já que a MTV era o grande canal de visualização anteriormente e costumava transmitir os clipes com frequência gigantesca.

Além desse detalhe, antes de as bandas apostarem em canais próprios, os fãs postavam os clipes no YouTube. Ainda hoje há grupos que não possuem canais específicos e há clipes com qualidade bem discutível na plataforma.

Várias outras bandas de rock já superaram a marca de 1 bilhão de visualizações com clipes. O Guns N’ Roses, por exemplo, já ultrapassou a marca de 2 bilhões, em fevereiro de 2023, com o videoclipe da música “November Rain”.

Entre as bandas que ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube, além do Guns, estão, por exemplo, o Nirvana, que atingiu tal feito em dezembro de 2019 com o clipe de “Smells Like Teen Spirit”.

Em 2021, além do Bon Jovi com o clipe de “It’s My Life”, o Metallica superou a marca de 1 bilhão de visualizações com o vídeo de “Nothing Else Matters”. Em janeiro de 2023, o Bon Jovi ainda emplacou o clipe de “Livin’ On A Prayer” nesta lista importante.

Menos badalada, mas com um hit estrondoso nos Anos 90, a banda 4 Non Blondes também já ultrapassou há algum tempo as mais de 1 bilhão de visualizações com o clipe de “What’s Up”.

O clipe da música “The Final Countdown”, do grupo sueco Europe, atingiu o mesmo feito importante na primeira quinzena de junho de 2022. O mesmo aconteceu com o Red Hot Chili Peppers, em dezembro de 2022, com o videoclipe da música “Californication”.

Grupos gigantes do rock e de diferentes décadas, como os Rolling Stones, o U2, o Pearl Jam e o Foo Fighters, ainda não possuem a marca de 1 bilhão de visualizações com clipe algum no YouTube em seus canais oficiais.

Relembre abaixo o clipe da música “Back in Black”, do AC/DC.

Clipe de ‘Back in Black’ é o segundo do AC/DC a superar 1 bilhão de visualizações no YouTube