06
jul
20

Morre Ennio Morricone, lenda do cinema e compositor com imensa relação com o rock

O compositor e maestro italiano Ennio Morrricone faleceu nesta segunda-feira, 6 de julho, em Roma. Ele tinha 91 anos e não resistiu a complicações provocadas após uma queda que gerou uma fratura no fêmur.

Lenda do cinema, Morricone foi um dos maiores compositores de trilha sonora da sétima arte. Durante seus longos 66 anos de carreira, produziu mais de 500 músicas para filmes e séries, principalmente em longas do chamado “spaghetti western”, como os clássicos “Três Homens em Conflito”, “Por um Punhado de Dólares” e “Por Uns Dólares a Mais”, de Sérgio Leone, e em outros filmes importantes, como “Cinema Paradiso”, Os Intocáveis” e “A Missão”.

Não bastasse toda a sua premiada carreira, que inclui estatuetas do Grammy, Oscar e Globo de Ouro, Morricone teve uma imensa relação com o mundo o do rock, inspirando, sendo ídolo ou até participando de composições.

Metallica, Bruce Springsteen, Radiohead, Ramones, Muse, Dire Straits e Roger Waters são só alguns dos grandes nomes que já tiveram alguma relação com Morricone.

O Metallica usa há décadas a música “Ecstasy of Gold” para introdução dos seus shows e é um dos grandes responsáveis por Morricone ser conhecido dentro do heavy metal. Após a morte do compositor, o grupo divulgou duas notas lamentando a perda, uma assinada coletivamente e outra com a assinatura do vocalista e guitarrista James Hetfield.

“Descanse em paz, Ennio Morricone. Sua carreira foi lendária, suas composições atemporais. Obrigado por criar o clima de vários de nossos shows desde 1983”, destacou o grupo na primeira nota.

“O dia em que tocamos ‘The Ecstasy Of Gold’ pela primeira vez como nossa nova introdução em 1983 foi mágico! Ela se tornou parte do nosso sangue, nossa respiração, nossa saudação, orações e ritual pré-show da banda desde então. Eu cantei essa melodia milhares de vezes para aquecer minha voz antes de subir ao palco. Obrigado Ennio por nos energizar, ser uma grande parte de nossa inspiração e uma conexão entre a banda, equipe e fãs. Eu pensarei para sempre em você como uma parte da família Metallica. Descanse em paz, Maestro Morricone”, escreveu Hetfield.

Assim como o Metallica, o lendário Ramones chegou a usar “Ecstasy of Gold” em shows, mas a banda punk soltava a música no fim dos shows.

O Dire Straits chegou a fazer referência a Morricone na música “Once Upon a Time in the West”, sendo que o eterno vocalista e guitarrista Mark Knopfler declarou inúmeras vezes ser fã do compositor italiano, assim como o vocalista do Radiohead, Thom Yorke, já fez.

O Muse, por sua vez, também já chegou a apresentar um trecho de “Man With Harmonica”, presente na trilha do filme “Once Upon a Time in the West”, antes de tocarem “Knights of Cydonia” em shows.

Bruce Springsteen fez uma versão musical de “Once Upon a Time in the West” e venceu o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock em 2008.

Essa versão está presente num álbum tributo a Ennio Morricone chamado “We All Love Ennio Morricone”, que conta ainda com Roger Waters com “”Lost Boys Calling”, além do Metallica com sua versão instrumental para “The Ecstasy Of Gold”, e de outros artistas consagrados, como Quincy Jones, Andrea Bocelli, Celine Dion e Daniela Mercury.

91 anos de idade é uma marca que muitos que hoje estão vivos não vão conseguir atingir e Morricone pode ser considerado um privilegiado por isso. Mas sua perda deve e muito ser sentida, assim como seu legado jamais será esquecido.

Para homenagear a lenda Morricone, o Roque Reverso descolou vídeos e sons no YouTube. Fique inicialmente com a abertura do Metallica em show realizado em Sofia, na Bulgária, com a utilização clássica de “Ecstasy Of Gold” e das imagens de “Três Homens em Conflito” antes de “Creeping Death”.

Depois, veja o Dire Straits com “Once Upon a Time in the West” em show em Dortmund, na Alemanha, em 1991. Na sequência veja o Muse com “Knights Of Cydonia”, tendo a introdução de “Man With A Harmonica” boi Reading Festival de 2017. Para fechar, fique com o tributo “We All Love Ennio Morricone”. RIP!!!

 

 

Morre Ennio Morricone, lenda do cinema e compositor com imensa relação com o rock


0 Responses to “Morre Ennio Morricone, lenda do cinema e compositor com imensa relação com o rock”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se aos outros seguidores de 102

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias

Follow Roque Reverso << on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: