02
mar
18

EXCLUSIVO: em meio à gravação do 1º álbum, Greta Van Fleet fala ao Roque Reverso

Greta Van Fleet - Foto: DivulgaçãoDe uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes no Estado de Michigan para o mundo, a banda norte-americana Greta Van Fleet ganhou projeção a partir do ano passado como uma das principais promessas de um aparente resgate do rock’n’roll. A primeira grande apresentação do Greta em 2018 é esperada para o festival Coachella, mas muitos dos shows seguintes pelos Estados Unidos, pela Europa e pelo Japão já estão com os ingressos esgotados com semanas e até meses de antecedência.

Depois de dois EPs lançados no ano passado – “Black Smoke Rising” e “From The Fires” –, o quarteto formado pelos irmãos Josh (vocal), Jake (guitarra) e Sam Kiszka (baixo e teclados) e pelo baterista Danny Wagner encontra-se em estúdio para a gravação de seu primeiro álbum completo.

O nome do disco ainda não foi divulgado, mas o lançamento é aguardado – ansiosamente, diga-se – para meados deste ano.

No fim de 2017, nosso incansável editor Flavio Leonel descobriu o Greta e publicou um texto entusiasmado aqui no Roque Reverso.

Passadas algumas semanas, depois de ouvir “From The Fires” em looping incontáveis vezes, este jornalista foi atrás da banda e descolou uma entrevista por e-mail. É a primeira do Greta Van Fleet para um veículo brasileiro.

Os rapazes responderam às perguntas em conjunto. Nas respostas, demonstraram coesão e foco, enquanto falaram sobre sua música, suas influências, o primeiro álbum completo, os planos para o futuro e a relação de irmandade entre os membros.

O fato é que a pequena cidade de Frankenmuth agora parece ter muito mais a mostrar do que a maior loja de artigos natalinos do mundo.

Confira a seguir a íntegra da entrevista exclusiva do Greta Van Fleet ao Roque Reverso:

Roque Reverso – O Greta Van Fleet tem sido recebido pela crítica como a grande sensação do rock no momento. Vocês sentem como se o rock estivesse ressurgindo ou vocês são uma exceção no atual cenário musical dos Estados Unidos?

Greta Van Fleet – Nosso som se diferencia muito do rock’n’roll contemporâneo. No que diz respeito a um ressurgimento do rock’n’roll, só podemos esperar que haja um interesse crescente por um gênero muito mais eclético do que se supõe. O fato é que ele ficou relativamente adormecido ao longo das últimas décadas.

Roque Reverso – Há poucos anos vocês formaram a banda em uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes no interior do Michigan. Hoje vocês estão com shows esgotados na Europa e no Japão. Como tem sido lidar com uma mudança tão grande?

Greta Van Fleet – Nosso sucesso tem sido gradual o bastante, mas mesmo assim levando a um estilo de vida turbulento. Nós tivemos muito tempo para ajustar, de modo que raramente nos colocamos em situações caóticas.

Roque Reverso – Vocês estão prestes a concluir a gravação do primeiro álbum completo. Ele vai incluir as canções dos dois EPs já lançados ou serão apenas músicas inéditas?

Greta Van Fleet – O novo álbum conterá um material totalmente original. O tempo de execução será mais longo do que os dois EPs juntos.

Roque Reverso – É inevitável ouvir Greta Van Fleet sem perceber referências explícitas ao Led Zeppelin, principalmente pelos vocais e pelas guitarras. A voz de Josh influenciou esse direcionamento? Quais outras influências musicais vocês consideram importantes para a banda?

Greta Van Fleet – O som da banda baseou-se inicialmente nos riffs de guitarra do Jake. Ao longo dos anos nosso som evoluiu para algo muito mais técnico e complexo. O álbum certamente trará à tona novas dimensões do som Greta Van Fleet em relação ao que foi explorado anteriormente. Quanto ao amplo espectro de influências que personificam uma composição do Greta Van Fleet, pode-se dizer que há inspirações demais para se listar, mas tudo dentro de gêneros como o blues, o soul, o funk, o folk, o jazz, a world music e por aí vai.

Greta Van Fleet - Foto: Divulgação FacebookGreta Van Fleet - Foto: Divulgação FacebookGreta Van Fleet - Foto: Divulgação FacebookGreta Van Fleet - Foto: Divulgação Facebook


Roque Reverso –
Como vocês foram introduzidos ao rock’n’roll? Seus amigos de infância ouviam as mesmas bandas que vocês? Ou foi por influência de alguém da família?

Greta Van Fleet – Quando éramos crianças, fomos expostos à música de raiz e mais tarde descobrimos o rock’n’roll como uma versão personificada de muitos gêneros. Nosso pai desempenhou um papel importante no nosso consumo de blues e folk, o que acabaria incorporado ao nosso som. Quanto aos amigos da nossa idade, a maioria das músicas que vale a pena ouvir estava fora da equação para eles.

Roque Reverso – De que maneira a gravadora conheceu o trabalho de vocês?

Greta Van Fleet – As gravadoras entraram em cena bastante cedo, mas no fim com Jason Flom da Lava Republic.

Roque Reverso – Batizar a banda com o nome de uma senhora da cidade natal de vocês foi uma homenagem direta ou acidental? Como ela lidou com isso?

Greta Van Fleet – Não foi intencional nomear a banda Greta Van Fleet, em um sentido que foi tributo a uma senhora da nossa comunidade. Nós não conhecíamos pessoalmente a senhora Gretna Van Fleet, mas admiramos o nome e a tradução holandesa. Desde o advento do nosso sucesso, ela esteve envolvida em publicações locais e expressou sua gratidão à banda que a homenageou.

Roque Reverso – Quais as vantagens e as desvantagens de três dos quatro membros da banda serem irmãos? Uma pergunta específica para Danny: como é trabalhar com eles?

Greta Van Fleet – Estamos envolvidos em uma agenda tão intensa que não temos tempo para picuinhas. Daniel é considerado um membro da família e é tido por nós como um irmão.

Roque Reverso – Além do novo álbum, quais os planos para o futuro da banda? Receberam alguma sondagem para shows na América do Sul?

Greta Van Fleet – A banda como um todo deseja avançar com grandes expectativas para o futuro e espera um dia poder tocar na América do Sul.

Roque Reverso – Quem está produzindo o álbum?

Greta Van Fleet – Al Sutton, Marlon Young e Herschel Boone estão de volta para a produção do nosso primeiro álbum completo.

Roque Reverso – Onde está sendo gravado?

Greta Van Fleet – Estamos alternando entre o Rustbelt  Studios, em Michigan, e o Blackbird Studios, em Nashville, Tennessee.

Greta Van Fleet - Foto: Divulgação FacebookGreta Van Fleet - Foto: Divulgação Facebook


8 Responses to “EXCLUSIVO: em meio à gravação do 1º álbum, Greta Van Fleet fala ao Roque Reverso”


  1. 2 de março de 2018 às 14:49

    Os meninos prometem! E, se continuarem com o foco, têm tudo para brilhar ainda mais!
    Golaço do Roque Reverso e do grande Ricardo!

  2. 2 francisco carlos ferreira
    2 de março de 2018 às 16:23

    Boa, essa banda traz um som forte do rock que não se ouve mais hoje. Parabéns pela entrevista. Valeu Flávio pelo toque. Ouvi, gostei e já coloquei a banda na minha lista.

  3. 2 de março de 2018 às 17:51

    E q esse dia de Vir tocar aqui seja breve!…rsrsrs

  4. 2 de março de 2018 às 18:51

    Boa, Leonel e Ricardo! Massa a entrevista. E ótima banda! Aguardamos um show aqui.

  5. 5 Altamiro
    2 de março de 2018 às 18:59

    Muito bom! O rock precisa de gente nova e boa!!

  6. 6 Jorge Ricardo
    26 de abril de 2018 às 13:02

    Parabéns pela entrevista!

    Estou muito ansioso e com ótimas expectativas pra ouvir esse primeiro album, Greta Van Fleet é certamente uma das melhores coisas que ouvi nos últimos anos.

  7. 7 Washington Aude
    6 de maio de 2018 às 19:03

    Ótima entrevista com esses meninos que fazem um rock de qualidade
    O vocalista e uma preciosidade
    Muito raro no mundo do rock hoje
    Grega Van fleet “Rock in Rool can never die”

  8. 8 Edson Mendonca
    31 de julho de 2018 às 09:11

    Tenho acompanhado essa rapaziada e gosto do som deles, só penso que pelo menos nos trejeitos de palco podiam diminuir para que semelhança com o Led fique somente na sonoridade pois chega parecer uma cópia dos mestres, mas, GOSTEI!!


Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 98 outros seguidores

março 2018
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias


%d blogueiros gostam disto: