O heavy metal ficou mais uma vez de luto em 2017, desta vez após a morte do grande vocalista Warrel Dane nesta quarta-feira, 13 de dezembro. Aos 56 anos de idade, ele faleceu em São Paulo, onde estava morando e gravando um novo disco.
Respeitadíssimo pela sua enorme qualidade vocal, Dane fez história em bandas importantes do heavy metal, como o Sanctuary e o Nevermore.
Segundo relato do guitarrista Johnny Moraes, que integrava a banda que gravava o segundo álbum solo de Dane, o vocalista teve um ataque cardíaco e, mesmo sendo socorrido, não resistiu.
“Ele morreu nesta noite, teve um infarto. Estava no flat onde se hospedou para a gravação do disco, quando aconteceu. Eu cheguei a fazer massagem cardíaca, chamamos o Samu, que chegou bem rápido, mas quando eles chegaram, ele já já tinha morrido”, disse Moraes, em entrevista ao UOL, que deu a notícia em primeira mão.
Conforme o próprio Moraes, a saúde de Dane já não andava bem há algum tempo. Tudo porque o vocalista sofria com o diabetes e com resquícios do alcoolismo.
Dane teve uma carreira mais consolidada nos Anos 90 com o Nevermore, mas foi no Sanctuary, nos Anos 80, que apareceu para o heavy metal.
O clipe da música “Future Tense”, do Sanctuary, é um dos mais clássicos de toda a história do heavy metal. Com seus enormes cabelos longos e com um timbre de voz invejável, Dane era a inspiração de muitos headbangers dos Anos 80, tanto no visual como na parte musical.
No Nevermore, bons discos foram gravados, mas o grupo sempre ficou perto de um sucesso maior que nunca chegou, se comparado a outros nomes maiores do estilo. Encerrada em 2011, a banda teve nos problemas de relacionamento o motivo para a separação, com o alcoolismo de Dane também entre os fatores para os desentendimentos.
Em carreira solo, o vocalista gravava o disco “Shadow Work”, que era esperado para 2018.
A morte de Dare se soma a tantas outras do heavy metal e do rock pesado em 2017. Ela se junta, entre outras, as de Chris Cornell, de Chester Bennington, de Chuck Mosley e de Malcolm Young, só para citar as mais recentes.
Para homenagear o grande Warrel Dane, o Roque Reverso descolou clipes no YouTube. Fique inicialmente com o de “Future Tense”, do Sanctuary. Na sequência, veja o clipe de “What Tomorrow Knows”, do Nevermore. Para fechar, fique com o clipe de “Brother”, da carreira solo do grande vocalista. RIP!
0 Respostas to “Heavy metal chora a morte de Warrel Dane, vocalista do Sanctuary e do Nevermore”