Engenheiros de som britânicos conseguiram restaurar fitas de apresentações ao vivo de Bob Marley deixadas havia aproximadamente 40 anos nos porões de um hotel de Londres e encontradas inesperadamente durante uma limpeza do local há cerca de um ano. A notícia foi divulgada pela rede pública britânica BBC nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, dia no qual o lendário cantor, músico e compositor jamaicano completaria 72 anos se vivo estivesse.
Trata-se de um conjunto de 13 fitas analógicas contendo gravações de apresentações ao vivo de Bob Marley em Londres e Paris entre 1975 e 1978.
Quando as fitas foram encontradas, os engenheiros de som que trabalharam na recuperação não acreditavam ser possível restaurá-las, uma vez que o porão do hotel em questão era um local extremamente úmido e havia sinais claros de que a água havia afetado fisicamente o material.
Ainda assim, o trabalho foi feito. Como resultado, das 13 fitas, dez foram restauradas com excelente qualidade de áudio, duas estavam em branco e uma foi totalmente perdida, resumiu à BBC o engenheiro de som Martin Nichols. O trabalho de restauração custou 25 mil libras.
As gravações restauradas referem-se a shows realizados por Bob Marley no Lyceum (Londres, 1975), no Hammersmith Odeon (Londres, 1976), no Rainbow (Londres, 1977) e no Pavilion (Paris, 1978). As apresentações foram gravadas na lendária unidade móvel de gravação dos Rolling Stones.
0 Respostas to “Restauradas gravações de shows de Bob Marley realizados entre 1975 e 1978”