A tão sonhada e inédita vinda do The Who ao Brasil parece estar muito próxima. Na sexta-feira, 3 de fevereiro, o empresário do grupo, Bill Curbishley, em entrevista à rádio britânica BBC, disse que a banda do Reino Unido virá para terras brasileiras em setembro para 3 shows.
Segundo Curbishley, os shows fariam parte de uma turnê pela América do Sul que passaria também pelo Chile e pela Argentina.
A entrevista de Curbishley é mais um capítulo da longa história de notícias, na maioria frustrantes, que marcam o desejo do público brasileiro em ver o The Who.
Antes, em 2016, já havia bombado nas redes sociais a reportagem do jornalista Thales de Menezes, da Folha de S. Paulo. Na ocasião, o texto indicou que a banda passaria por quatro cidades brasileiras entre março e abril de 2017, mas a passagem pelo País não aconteceu.
A mesma reportagem dizia na época que havia um entrave para ser resolvido: realizar os shows no Brasil em arenas para 20 mil pessoas ou em estádios maiores.
Com pouco mais de 50 anos de carreira, o The Who conta atualmente apenas com Roger Daltrey e Pete Townshend da formação clássica, já que Keith Moon e John Entwistle faleceram em 1978 e 2002, respectivamente.
Em 2016, o grupo foi uma das atrações do Desert Trip, megafestival que aconteceu em dois fins de semana na Califórnia, nos Estados Unidos, em outubro. Além d0 The Who, fizeram parte do evento nada menos que Neil Young, Bob Dylan, Paul McCartney, Roger Waters e os Rolling Stones.
Vale lembrar que o The Who fez parte de uma interessante enquete sugerida pelos organizadores do Rock in Rio para que o público votasse nas atrações do evento. A produção não garantiu os nomes sugeridos, mas destacou que a escolha de bandas para o line-up do festival passa por inúmeras frentes de informação e que a enquete é mais uma delas.
Na ocasião, foram apresentadas 24 alternativas internacionais disponíveis, sendo que o fã poderia escolher até 7 nomes para o Palco Mundo.
Além do The Who, a lista tinha os seguintes nomes do rock: AC/DC com Axl Rose, Aerosmith, Black Sabbath, Bon Jovi, Coldplay, David Gilmour, Depeche Mode, Foo Fighters, Iron Maiden, Muse, Pearl Jam, Phil Collins, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e Rush.
Da lista sugerida, Aerosmith, Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers foram confirmadas para a edição de 2017. Fora do rock, o Maroon 5, que também estava na enquete, é outra atração confirmada.
Justamente pela proximidade do Rock in Rio, há quem cite a possibilidade do The Who ser uma das bombásticas atrações do festival de 2017. Entretanto, a inédita vinda do grupo ao Brasil também poderia ser bastante rentável para produtores e para a própria banda, se os shows fossem isolados e com o grupo virando o único centro das atenções.
Sensacional notícia. A quem não conhece muito bem ou desconhece a importância do Who, recomendo assistir ao show feito pela banda no festival da ilha de Wight, ainda com Keith Moon detonando na batera.
Muita, mas muita cautela nessa hora. Só acredito quando pisarem aqui. https://combaterock.blogosfera.uol.com.br/2017/02/03/the-who-no-brasil-novamente-muita-mas-muita-cautela-nessa-hora/
Tem coisas que também só acredito quando eles subirem ao palco aqui, Marcelão… 🙂