02
fev
17

20 anos sem Chico Science

Chico Science - Foto: DivulgaçãoA perda de Chico Science em um acidente automobilístico completa 20 anos neste dia 2 de fevereiro de 2017. Houve, entre os mais radicais no mundo do rock, quem preconizasse o rápido esquecimento do artista pernambucano. Duas décadas depois, porém, o líder da Nação Zumbi segue celebrado como um dos principais expoentes da contracultura brasileira no Século XX e sua influência alcançou ícones da música nacional como Otto e Cássia Eller, entre outros.

Acompanhado da Nação Zumbi, que segue na ativa até hoje, Chico Science emprestou sua voz a dois dos melhores álbuns da década de 90: “Da Lama ao Caos” (1994) e “Afrociberdelia” (1996).

Do Recife para o mundo, Chico Science & Nação Zumbi, juntamente com o Mundo Livre S/A, rompeu a resistência dos grandes centros ao movimento manguebeat, proporcionando um daqueles grandes momentos – ainda que raros e breves – nos quais a música alternativa colocava de joelhos a outrora toda-poderosa indústria fonográfica.

Enquanto os mais puritanos torciam o nariz para a mistura de ritmos regionais com rock, hip hop e outros estilos – e os mais preconceituosos para o sotaque –, Chico Science & Nação Zumbi emplacava hit atrás de hit nas rádios de todo o Brasil entre 1994 e 1997, tendo seu talento reconhecido também no exterior.

O público paulistano foi conquistado sem muita resistência depois de um show apoteótico no finado Aeroanta lá pelos idos de 1993 ou 1994.

Francisco de Assis França Caldas Brandão faleceu em um acidente automobilístico em 2 de fevereiro de 1997, apenas algumas semanas antes de completar 31 anos, numa via de ligação entre Olinda e Recife.

Lembro-me de estar assistindo a um jogo de futebol qualquer na TV quando o narrador Luciano do Valle anunciou a morte de Chico Science enquanto algum produtor apressado, desastrado, mal informado ou tudo isso junto botava no ar uma foto de Chico César, numa daquelas gafes injustificáveis.

Para celebrar Chico Science, o Roque Reverso descolou os clipes de “A Cidade”, “A Praieira”, “Da Lama ao Caos” e da versão da banda para “Maracatu Atômico”, música de Nelson Jacobina e Jorge Mautner transformada em sucesso por Gilberto Gil.

Em 2013, quando a MTV encerrou suas atividades na tevê aberta, a versão de Chico Science & Nação Zumbi para “Maracatu Atômico” foi o último clipe a ser transmitido.

Anúncios

1 Response to “20 anos sem Chico Science”


  1. 2 de fevereiro de 2017 às 19:25

    A música perdeu muito sem esse cara, que foi um dos responsáveis por uma das poucas e mais recentes revoluções no rock nacional.


Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 88 outros seguidores

fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 530,642 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: