16
set
16

Em novo clipe, Living Colour denuncia violência armada

Living Colour - Foto: DivulgaçãoDepois de sete anos sem lançar nenhum novo single, o Living Colour voltou para sacudir o marasmo que de tempos em tempos nos envolve em silêncio e omissão. Para divulgar a mixtape “Who Shot Ya?”, a banda norte-americana de hard rock lançou um videoclipe ao mesmo tempo sóbrio e aterrador.

A questionadora “Who Shot Ya?” (em tradução livre, “quem te baleou?”), cover do rapper norte-americano Notorious B.I.G., ganhou uma versão mais pesada não somente em termos sonoros, mas em imagens e dados sobre a violência armada, denunciando também o racismo e a misoginia incrustados na sociedade.

Como a banda é norte-americana, é natural que os dados apresentados no clipe restrinjam-se aos Estados Unidos, mas não é preciso grande esforço para fazer as contas, olhar ao redor e intuir que no Brasil a situação não é lá muito diferente.

O clipe traz fotografias de pessoas que tiveram a vida abreviada pela violência armada e nomes de anônimos e famosos mortos a tiros, de Martin Luther King e Malcolm X a John Lennon e Dimebag Darrell, isto para ficar em apenas alguns exemplos.

Para facilitar um pouco o entendimento, o Roque Reverso se dispôs a traduzir algumas das informações estatísticas sobre a violência armada nos EUA apresentadas em texto no videoclipe do Living Colour e compará-las com dados similares disponíveis sobre o Brasil. É uma carnificina em andamento, sem perspectiva de que venha a ser interrompido tão cedo:

– Em um dia normal, 36 pessoas são mortas a tiros nos EUA; no Brasil, em média, são 116 por dia;

– A probabilidade de um jovem negro ser morto pela polícia nos EUA é nove vezes maior do que a de outros grupos; no Brasil, um jovem negro tem 3 a 4 vezes mais chance de ser morto pela polícia do que um jovem branco;

– 406.496 pessoas tiveram a vida interrompida por armas de fogo nos EUA entre 2001 e 2013; no mesmo período, mais de 540 mil pessoas foram vítimas de armas de fogo no Brasil;

– A cada 16 horas uma mulher é assassinada a tiros e em episódios de violência doméstica nos EUA; no Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas em casos de violência de gênero, sendo 55% dos feminicídios cometidos no ambiente doméstico.

O clipe se encerra com os integrantes do Living Colour perfilados em silêncio e uma frase de Notorious B.I.G., assassinado em 1997, aos 24 anos: “Não poderemos mudar o mundo, a não ser que mudemos a nós mesmos.”

Passadas quase duas décadas, o assassinato de Notorious B.I.G. continua sem esclarecimento e, ao contrário do que você vê nos filmes, é improvável que venha a ser solucionado um dia. A pergunta vai continuar valendo para milhões de pessoas pelo mundo: Who Shot Ya?

Veja abaixo o novo clipe do Living Colour.

Anúncios

0 Responses to “Em novo clipe, Living Colour denuncia violência armada”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 88 outros seguidores

setembro 2016
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 530,575 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: