Smashing Pumpkins no Lollapalooza - Foto: Divulgação LollapaloozaO Smashing Pumpkins tocou no dia 29 de março no Lollapalooza 2015 e deixou uma boa impressão para os fãs novos e antigos que acompanharam a apresentação ao vivo ou pela TV. Num show relativamente curto, a banda norte-americana liderada pelo vocalista e guitarrista Billy Corgan reuniu, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo, grandes hits que entraram para a história do rock e fizeram a cabeça dos fãs da boa música nos Anos 90.

A apresentação no Lollapalooza não chegou ao nível do grande show que a banda fez no auge da carreira no Hollywood Rock de 1996, mas superou a performance do grupo no Planeta Terra Festival de 2010.

Tal qual 2010, Billy Corgan é o único remanescente da formação original e clássica, que tocou demais naquele Hollywood Rock. A diferença, talvez, em relação ao Planeta Terra, é que os músicos que acompanharam o vocalista têm um pouco mais de bagagem.

Na bateria, por exemplo, Brad Wilk (Rage Against the Machine e Audioslave) deu um peso maior a algumas músicas. Mark Stoermer, do The Killers, ficou bem quieto no baixo, mas deu o suporte necessário à banda. Na outra guitarra, Jeff Schroeder também não fez feio e ajudou bastante Corgan.

A ótima “Cherub Rock”, do clássico “Siamese Dream”, de 1993, foi a primeira do show e trouxe a banda com uma energia até surpreendente. Outros hits, da fase áurea, como “Tonight, Tonight”, “1979” e “Disarm”, também encantaram a plateia fã do grupo, que representava quase uma ilha, num dia de festival marcado fortemente pelo pop e pela música eletrônica.

Também vale destacar as canções do bom novo álbum, “Monuments to an Elegy”, lançado no fim de 2014. “One and All”, que já havia sido elogiada aqui no Roque Reverso quando foi liberada no YouTube, foi o destaque, já que tem muito do que o Smashing Pumpkins trouxe de melhor ao rock.

Smashing Pumpkins no Lollapalooza - Foto: Divulgação LollapaloozaSmashing Pumpkins no Lollapalooza - Foto: Divulgação LollapaloozaSmashing Pumpkins no Lollapalooza - Foto: Divulgação LollapaloozaSmashing Pumpkins no Lollapalooza - Foto: Divulgação Lollapalooza

A última música da primeira parte do show foi nada menos que “Bullet With Butterfly Wings”, que tem a tradição de empolgar o mais frio dos fãs. No Lollapalooza não foi diferente e muita gente achou que esta foi a canção que mais animou a plateia.

Depois de uma breve pausa, o bis foi a volta solitária de Corgan com um violão e a execução acústica da bela “Today”, que ficou muito legal com a ajuda do público cantando. A música chegou a ser atrapalhada momentaneamente por uma queima de fogos de artifício claramente iniciada antes do combinado.

O fato inesperado deixou Corgan contrariado. Tanto que ele chegou a olhar feio, balançar a cabeça e a parar os acordes, para depois recomeçar. Por fim, um dos clássicos que estava no set list original divulgado pela banda, a música “Zero”, não foi executado, talvez porque o vocalista tenha pensado que a queima de fogos fosse um recado de que o festival estava acabando. “Heavy Metal Machine” também ficou só na promessa.

Com isso, ficou uma sensação de “quero mais” e até de frustração por parte do público que queria ouvir “Zero” e já tinha tido acesso ao set list. A análise do show foi positiva, mas a queima de fogos acabou atrapalhando.

Resta saber se Corgan, cada vez mais expondo seus sentimentos (chegou a lamentar a morte do gato durante o show) e claramente cansado do cenário atual do rock, continuará com o Smashing Pumpkins. Apesar de não ser a mesma coisa que no passado, o grupo parece ter ainda lenha para queimar em tempos de muitos questionamentos sobre o futuro do rock.

Para relembrar o show do Smashing Pumpkins no Lollapalloza, o Roque Reverso descolou vídeos da apresentação no YouTube. Fique inicialmente com “Cherub Rock”. Depois veja a banda tocando “Bullet With Butterfly Wings”. Para fechar, a execução acústica de “Today”.

Set list

Cherub Rock
Tonight, Tonight
Ava Adore
Being Beige
Drum + Fife
Stand Inside Your Love
1979
Pale Horse
Monuments
Drown
Disarm
One And All
United States
Bullet With Butterfly Wings

Today (acústico)