O Roque Reverso estava devendo um post sobre o show do Smashing Pumpkins no Planeta Terra Festival. A banda norte-americana se apresentou lá atrás, no dia 20 de novembro, mas ficou faltando algum relato sobre o show por aqui. Os representantes do blog não estiveram no festival, já que, não conseguimos ingressos a tempo e a assessoria de imprensa do festival não deu a mínima para o nosso blog, apesar das tentativas de contato fracassadas por e-mail.
Como sabemos que a procura pelo set list de shows é enorme pela internet, tratamos de, pelo menos, descolar o da apresentação da banda no Planeta Terra.
Pior que não foi fácil achar, já que várias das resenhas de shows não trouxeram o set list.
Vale dizer que este jornalista, apesar de não ter ido ao show, acompanhou a apresentação ao vivo pela internet, já que o portal Terra fez uma excelente transmissão do festival, para vergonha da dona Rede Globo, que mutilou recentemente de maneira vergonhosa o show de Paul McCartney. No portal do Terra, a transmissão foi simplesmente impecável e ainda é possível assistir ao show do Smashing Pumpkins aqui em HD.
A banda tocou muitas músicas novas e deixou alguns clássicos de fora. É claro que não faltaram hits, como “Today”, “Bullet With Butterfly Wings” e “Zero”, mas teve coisa boa e obrigatória que não foi tocada, como “Disarm” e “1979”.
O líder, vocalista e guitarrista Billy Corgan é o único remanescente da formação original e clássica. Os novos integrantes não fizeram feio, mas deu para sentir saudades do talentoso guitarrista James Iha, que deixou a banda há tempos.
Este jornalista teve o prazer de assistir o Smashing Pumpkins no Hollywood Rock de 96 , no Estádio do Pacaembu. Na ocasião, o grupo estava no auge da carreira e fez um show simplesmente perfeito. Só para ter uma ideia, o começo daquele show contou com a ótima música “Where Boys Fear To Tread”, do álbum “Mellon Collie And The Infinite Sadness”, que deixou o público alucinado logo de cara, já que é uma das canções mais pesadas da banda.
No show do Planeta Terra, a música mais pesada da noite ficou para o final, já que o grupo tocou a ótima “Heavy Metal Machine”, do “Machina/The Machines of God”. As cerca de 20 mil pessoas ficaram, porém, satisfeitas com a apresentação da banda, conforme o relato de quem foi ao show.
Para não perder o costume, o Roque Reverso descolou dois vídeos no YouTube. Abaixo, veja o Smashing Pumpkins tocando duas músicas: “Cherub Rock”, do álbum “Siemese Dream” e “Zero”, do “Mellon Collie And The Infinite Sadness”.
Set list:
The Fellowship
Lonely is the Name
Today
Astral Planes
Ava Adore
A Song for a Son
Bullet With Butterfly Wings
Tarantula
United States (com The Star-Spangled Banner / e solo de bateria de Moby Dick, do Led Zeppelin)
Spangled
Drown
Shame
Cherub Rock
Zero
Stand Inside Your Love
Tonight, Tonight
Heavy Metal Machine
O show no Planeta Terra Festival foi sensacional!
Apesar do Terra ter feito uma boa transmissão do show, pecou na qualidade da mesma. Ao vivo tudo soava mais denso e pesado do que parece.
Algumas pessoas reclamaram da falta de hit’s… o que não condiz com a realidade. Tivemos vários hits.
Outras pessoas reclaamaram do jeito do Corgan… mas ele foi apenas o mesmo de quase sempre (o mesmo jeitão desde a volta da banda)