
O guitarrista norte-americano Bob Weir, um dos fundadores da banda Grateful Dead, faleceu aos 78 anos. O anúncio foi realizado pela família do músico no sábado, 10 de janeiro.
O local exato e a data da morte não foram detalhados.
Weir lutava contra o câncer e não resistiu a “problemas pulmonares subjacentes”, conforme o próprio comunicado da família.
“Ele faleceu de forma tranquila, cercado por seus entes queridos, depois de vencer corajosamente o câncer como só Bobby poderia fazer. Infelizmente, ele sucumbiu a problemas pulmonares subjacentes”, disse a família.
Resta apenas 1 cofundador
Com a morte de Weir, o baterista Bill Kreutzmann, de 79 anos, é agora o único fundador vivo do Grateful Dead, que encerrou oficialmente as atividades em 1995, ano do falecimento do vocalista e guitarrista principal Jerry Garcia.
O baixista Phil Lesh faleceu em 2024 aos 84 anos, enquanto o baixista Ron McKernan, que sofria de problemas de saúde e dependência alcoólica, foi o primeiro a morrer, em 1973, aos 27 anos.
Legado
Fundada na década de 1960, a Grateful Dead é uma das bandas mais emblemáticas da contracultura.
Weir entrou para o Grateful Dead — originalmente chamado de Warlocks — em 1965, em San Francisco, aos 17 anos.
O músico passou os 30 anos seguintes em turnês extensas e quase ininterruptas com a banda ao lado de Garcia até 1995, para depois fundar outras bandas de menor repercussão ou para eventuais reuniões comemorativas com ex-membros do grupo.
Weir escreveu ou coescreveu e foi vocalista principal de clássicos do grupo como “Sugar Magnolia”, “One More Saturday Night” e “Mexicali Blues”.
Ele havia sido diagnosticado com câncer em julho de 2025.
Mesmo em tratamento, o guitarrista comemorou no mês seguinte 60 anos de carreira com três shows consecutivos em sua cidade natal, São Francisco.
“Por mais de 60 anos, Bobby percorreu as estradas. Guitarrista, cantor, narrador e membro fundador do Grateful Dead, Bobby permanecerá para sempre como uma figura icônica cujo talento artístico único revolucionou a música americana”, disse a família do guitarrista.
Para homenagear Bob Weir, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique com um ao vivo com a banda tocando “Sugar Magnolia” e “Scarlet Begonias” e “Fire On The Montain” em 1978.
Depois fique com outro ao vivo da banda tocando, em 1990, as músicas “Mama Tried” e “Mexicali Blues”.

