Coletânea de Joe Bonamassa homenageando B.B. King – Foto: Reprodução da capa

Por Marcelo Moreira, do blog Combate Rock

Sem tempo para respirar, o guitarrista norte-americano Joe Bonamassa teve pouco temo para promover seu novo álbum, “Breakthrogh”, antes de embarcar em um ambicioso projeto de homenagem ao centenário de nascimento do mestre do blues B.B. King.

Com uma “pequena ajuda” de amigos estrelados, gravou 21 músicas do rei do blues e as lançou em quatro EPs em uma série chamada “B.B. King’s Blues Summit 100 – Celebrating the King of the Blues”.

Como tudo em que se envolve, Bonamassa deixa todo em altíssima qualidade e deu uma revitalizada em alguns dos maiores clássicos da carreira de B.B. King, um artista da estatura de Muddy Waters, Robert Johnson e Miles Davis.

O projeto levou nove meses para ser concluído, com o próprio Bonamassa tocando guitarra em todas as faixas “para garantir a autenticidade emocional do legado de King”, em suas próprias palavras registradas em mensagens nas redes sociais.

A lista de artistas convidados é estelar: Slash & Myles Kennedy, Paul Rodgers, Eric Clapton, Chaka Khan, Michael McDonald, Kenny Wayne Shepherd, Jimmie Vaughan, Warren Haynes e muitos outros.

Cada artista foi associado a um material que ressoava pessoalmente com ele, resultando em interpretações novas e, às vezes, surpreendentes do catálogo de King.

Os destaques incluem a versão vibrante de Slash & Myles Kennedy para “When Love Comes to Town” (que ficou popularmente conhecida na versão com B.B. King e U2), a emocionante “Night Life”, com Paul Rodgers e Pat Monahan (Train), além de Chris Buck em “Think It Over”.

No material promocional, Kenny Wayne Shepherd compartilhou uma história comovente de ter recebido conselhos de vida de King em seu aniversário de 16 anos, ressaltando o impacto pessoal por trás da música.

Depois do lançamento dos quatro EPs, Bonamassa esperou um mês para juntar tudo em um único álbum tributo que acabou se tornando o maior evento de celebração do centenário de B.B. King.

Uma homenagem imperdível, unindo gerações para honrar o Rei do Blues.

Joe Bonamassa lança grande homenagem ao centenário de B.B. King