O Jane’s Addiction anunciou na segunda-feira, 16 de setembro, o cancelamento da sua atual turnê com a formação clássica e também uma parada nas atividades do grupo. A decisão acontece após o vocalista da banda, Perry Farrell, atacar o guitarrista, Dave Navarro, durante o show do conjunto musical norte-americano na sexta-feira, 13 de setembro, em Boston, nos Estados Unidos.
A agressão de Farrell, contida pela equipe da banda e por membros do próprio grupo chocou os fãs do Jane’s Addiction que estavam animados com o retorno da formação clássica em turnê e com o lançamento recente do single “Imminent Redemption”, a primeira música liberada com a formação clássica e original da banda norte-americana em 34 anos.
“A banda tomou a difícil decisão de dar um tempo como um grupo”, escreveram os músicos, em comunicado oficial nas redes. “Com isso, eles cancelarão o restante da turnê”, complementaram.
O incidente que originou este novo hiato no Jane’s Addiction ocorreu no show em Boston durante a música “Ocean Size”. Na ocasião, Farrell, aparentemente embriagado, esbarrou agressivamente em Navarro e pareceu dirigir ofensas ao guitarrista.
Navarro, sem saber muito o que fazer e claramente surpreso, parou de tocar e tentou afastar Farrell colocando a mão em seu peito.
Na sequência, Farrell tentou dar um soco em Navarro, mas foi contido por um roadie e pelo baixista Eric Avery. Este imobilizou o vocalista junto com outros membros da equipe, retirando Farrell do palco.
Quando lançou recentemente “Imminent Redemption”, o Jane’s Addiction chegou afirmou que aquela ação seria “apenas o começo” e deu muita esperança aos fãs.
O disco mais recente do Jane’s Addiction é “The Great Escape Artist”, do já longínquo ano de 2011. Mas o último com a formação clássica é nada menos que “Ritual de lo Habitual”, de 1990 e álbum mais famoso da banda.
Desde que “Ritual de lo Habitual” levou o grupo ao grande sucesso comercial, o Jane’s Addiction teve vários períodos de hiato, além de entrada e saída de componentes, apesar de Perry Farrell sempre dar um jeito de manter o nome da banda em evidência, especialmente em festivais, como o seu Lollapalooza.
Em 2023, o grupo chegou a passar pelo Brasil para show no Lollapalooza e também para uma apresentação especial e de alta qualidade em São Paulo na Audio que contou com cobertura do Roque Reverso.
Na ocasião, dos componentes da formação clássica, Farrell, Avery e o baterista Stephen Perkins estavam presentes, mas o guitarrista Josh Klinghoffer, ex-Red Hot Chili Peppers, substitui o guitarrista original Dave Navarro.
Navarro estava passando por problemas de saúde ligados à covid longa desde dezembro de 2021, não dando na época sinais de recuperação completa, e Klinghoffer foi o escolhido para substituí-lo em shows nos primeiros meses de 2023.
O ex-Red Hot não comprometeu e até chegou a ser elogiado por sua performance nos shows na capital paulista.
Com a volta de Navarro após a covid e com o lançamento do single novo, havia uma grande expectativa de que, além da turnê que estava acontecendo, fosse iniciando algum projeto da banda para o lançamento de um novo álbum de inéditas.
Agora, após o hiato decretado pelo grupo, resta aos fãs torcerem pelo retorno à calmaria no grupo e o posterior retorno das atividades.
Confira abaixo o vídeo do ataque de Perry Farrell a Dave Navarro.
Jane’s Addiction cancela turnê e anuncia parada após ataque de Perry Farrell a Dave Navarro em show

