A sexta-feira, 2 de agosto, foi um dia triste para o bom e velho rock and roll, depois de o lendário Aerosmith anunciar a aposentadoria dos palcos. A banda norte-americana de hard rock chegou a essa dolorosa decisão após a recente lesão vocal de Steven Tyler, mesmo com um tratamento médico iniciado pelo vocalista desde setembro do ano passado, não mostrar uma recuperação total e convincente.

“Nós vemos que ele enfrenta problemas mesmo com a melhor equipe médica a seu lado. Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos a decisão devastadora e difícil, mas necessária — como um grupo de irmãos —, de nos aposentarmos dos palcos das turnês”, destacou a banda em comunicado oficial, citando que Tyler passou meses trabalhando de maneira incansável para recuperar a voz, considerada pelo grupo “um instrumento como nenhum outro”.

Atualmente com 75 anos, Steven Tyler teve em setembro do ano passado uma fratura na laringe que se somou a danos nas cordas vocais. O problema, considerado sério por todos, fez com que o Aerosmith anunciasse na ocasião o adiamento de sua turnê de despedida, salientando que a paciência para aquele momento era “essencial” para uma recuperação rápida do vocalista, que, no mesmo mês de setembro de 2023, havia recebido ordens médicas de afastamento depois de um um show que provocou danos nas cordas vocais, com uma hemorragia na sequência.

Anunciada em maio do ano passado, a turnê ‘Peace Out’ começou no início de setembro e previa uma série de 40 shows, concentrados na América do Norte até o fim de janeiro de 2024. Nesta turnê anunciada pela banda como “de despedida”, o grande grupo Black Crowes foi escolhido para a abertura dos shows.

O grupo ressaltou que diz que os ingressos dos shows que faltavam da turnê de despedida vão ser reembolsados de forma automática. “Nós estamos gratos além das palavras por todos que estavam animados para cair na estrada conosco uma última vez. Gratos para nossa equipe especialista, nosso time incrível e as milhares de pessoas talentosas que fizeram nossas turnês históricas possíveis”, escreveu a banda.

E finalizou: “Um obrigado final a vocês — os melhores fãs do planeta Terra. Toquem nossa música alto, agora e para sempre. Continuem sonhando. Vocês tornaram nossos sonhos realidade.”

A notícia do encerramento das atividades ao vivo do Aerosmith chega dias depois que o guitarrista Joe Perry deu uma entrevista à Rock Candy Magazine, revelando que novas músicas podem ser lançadas em breve.

Aerosmith anuncia aposentadoria dos palcos após lesão vocal de Steven Tyler não mostrar recuperação completa