Quem imaginou que os shows do Metallica em Munique na retomada da “M72 World Tour” haviam atingido o ápice de atenção com o histórico vídeo da banda tocando encharcada o clássico “Master of Puppets” embaixo de chuva e raios, acabou se esquecendo que outro fato marcante aconteceu na segunda das duas apresentações na cidade alemã, que recebeu os shows nos dias 24 e 26 de maio. Na quinta-feira, 6 de junho, o grupo norte-americano liberou no YouTube a filmagem oficial da execução da música “Inamorata”.

Foi a primeira vez que o Metallica tocou ao vivo aquela que é considerada por uma parcela nada desprezível da crítica e do público a “obra-prima” do álbum “72 Seasons”.

Desde que o disco foi lançado, em abril de 2023, fãs do mundo inteiro tinham a curiosidade de ver a banda executando ao vivo aquela que é a música mais longa de sua história, com mais de 11 minutos de duração.

Pouco mais de 1 ano após a chegada do álbum, os felizardos foram os alemães de Munique.

Nas redes sociais e em praticamente todos os canais do Metallica, a reação dos fãs foi de emoção ao ver aquela que o próprio vocalista e guitarrista, James Hetfield, já declarou ser sua faixa preferida do “72 Seasons”.

Como já destacou o Roque Reverso no texto sobre o lançamento do álbum, “Inamorata” é riquíssima em melodia e na parte instrumental.

Traz elementos semelhantes aos da boa “The Outlaw Torn”, do disco “Load”, de 1996, e da ótima “Fixxxer”, do álbum “Reload”, de 1997, além de uma performance vocal de James Hetfield emocionante.

No segundo dos dois shows de Munique, a banda tocou a faixa com maestria, desta vez sem a chuva forte que marcou o final da primeira apresentação.

Na “M72 World Tour”, o Metallica executa numa mesma cidade dois set lists distintos em datas diferentes.

No primeiro show do dia 24, o grupo tocou as seguintes músicas, pela ordem: “Whiplash”, “For Whom the Bell Tolls”, “Of Wolf and Man” (estreante na turnê), “The Memory Remains”, “Lux Æterna”, “Too Far Gone?”, “Fade to Black”, “Shadows Follow”, “Orion”, “Nothing Else Matters”, “Sad but True”, “The Day That Never Comes”, “Hardwired”, “Fuel”, “Seek & Destroy” e “Master of Puppets”

Após a apresentação do dia 24, o grupo voltou ao mesmo local no dia 26 de maio para trazer um set list ainda mais impactante com as seguinte músicas, pela ordem: “Creeping Death”, “Harvester of Sorrow”, “Hit the Lights” (estreante na turnê), “Ride the Lightning”, “72 Seasons”, “If Darkness Had a Son”, “Welcome Home (Sanitarium)”, “Inamorata” (estreante em toda a história da banda), “The Call of Ktulu”, “No Leaf Clover”, “Wherever I May Roam”, “Moth Into Flame”, “Fight Fire With Fire”, “Breadfan” (estreante na turnê), “One” e “Enter Sandman”.

Álbum marcante, mas nada confirmado da turnê no Brasil

O álbum “72 Seasons” foi lançado oficialmente no dia 14 de abril de 2023. Com o lançamento do disco, o Metallica rompeu nada menos que 7 anos sem um trabalho novo de inéditas de estúdio.

Tal qual o ótimo “Hardwired…To Self-Destruct”, de 2016, o novo disco do Metallica contou com produção de Greg Fidelman, junto com o vocalista e guitarrista, James Hetfield, e o baterista Lars Ulrich.

São 12 faixas, totalizando 77 minutos de gravação, com “Inamorata” fechando o álbum.

Até o momento, apesar de inúmeros rumores, não foi confirmada data alguma no Brasil ligada a esta tão badalada turnê, que vem esgotando ingressos por onde passa.

Banda tocou ‘Inamorata’ novamente em Helsinque

Para a alegria dos fãs, a execução de “Inamorata” em Munique não foi um caso isolado. Dias depois, em Helsinque, na Finlândia, em 7 de junho, o Metallica voltou a tocá-la ao vivo.

O set list deste dia ainda teve logo na sequência nada menos que “Orion”, instrumental clássica da banda que não é colocada com tanta frequência no repertório dos shows do grupo e que, no Brasil, por exemplo, só foi vista ao vivo na histórica apresentação do Rock in Rio de 2011.

Confira abaixo o vídeo do Metallica tocando “Inamorata” em Munique.

Metallica libera vídeo tocando ‘Inamorata’ ao vivo pela primeira vez e emociona fãs