O Metallica atingiu há algumas décadas um nível de profissionalismo muito acima da média do heavy metal. Turnês lotadas, inúmeros produtos lançados, reconstrução após tragédias e turbulências, atenção dedicada aos fãs e, acima de tudo, organização impecável elevaram já há algum tempo a banda norte-americana de thrash metal a um patamar de empresa nos moldes dos que grupos como os Rolling Stones, U2 e KISS ensinaram para o mundo da música.
Em 2024, mais um episódio marcante entrou para a história da banda depois que James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo se apresentaram no dia 24 de maio na cidade alemã de Munique embaixo de uma tempestade forte que caiu na parte final do show. Encharcados e com seus instrumentos totalmente molhados, os músicos encararam o “dilúvio” dignamente e deram mais uma de suas aulas de profissionalismo para o mundo do heavy metal.
Os vídeos do grupo executando o clássico “Master of Puppets” já circulavam nas redes por meio de filmagens amadoras dos fãs, mas foi na quinta-feira, 30 de maio, que ampliaram a repercussão, depois que a banda liberou a filmagem oficial do grande momento.
Para quem esquece em virtude da energia da banda no palco, os músicos do Metallica já são idosos sexagenários. O vocalista e guitarrista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich têm 60 anos de idade. O guitarrista Kirk Hammett tem 61. O baixista Robert Trujillo está também quase lá com seus 59 anos de idade – ele completará 60 anos no dia 23 de outubro.
Quem já viu muita banda de muito menor expressão fazer exigências no padrão “nutella” ou apresentar comportamentos repletos de frescura adorou a postura do Metallica na Alemanha.
Obviamente não foi a primeira vez que o Metallica tocou nessas condições. O próprio fã brasileiro lembra muito bem o show que o grupo fez em São Paulo em 2014, quando uma tempestade caiu sobre o Estádio do Morumbi. Na ocasião (relembre aqui a cobertura do Roque Reverso), a banda tocou mesmo com o palco sendo invadido pela água em vários momentos e mesmo com alguns efeitos pirotécnicos sendo prejudicados pela chuva.
Há quem diga que os raios aparecendo no vídeo deram ainda mais um incremento de heavy metal ao grande momento. O vídeo ainda mostra a mão de James Hetfield aparentemente sagrando, mas o músico continuou tocando como se nada tivesse acontecido.
O show em Munique foi o primeiro dos dois que a banda realizou na cidade alemã pela “M72 World Tour”, turnê do álbum “72 Seasons” no qual o Metallica executa numa mesma cidade dois set lists distintos em datas diferentes.
No primeiro show do dia 24, o Metallica tocou as seguintes músicas, pela ordem: “Whiplash”, “For Whom the Bell Tolls”, “Of Wolf and Man” (estreante na turnê), “The Memory Remains”, “Lux Æterna”, “Too Far Gone?”, “Fade to Black”, “Shadows Follow”, “Orion”, “Nothing Else Matters”, “Sad but True”, “The Day That Never Comes”, “Hardwired”, “Fuel”, “Seek & Destroy” e “Master of Puppets”
Após a apresentação do dia 24, o grupo voltou ao mesmo local no dia 26 de maio para trazer um set list ainda mais impactante com as seguinte músicas, pela ordem: “Creeping Death”, “Harvester of Sorrow”, “Hit the Lights” (estreante na turnê), “Ride the Lightning”, “72 Seasons”, “If Darkness Had a Son”, “Welcome Home (Sanitarium)”, “Inamorata” (tocada ao vivo pela primeira vez na história), “The Call of Ktulu”, “No Leaf Clover”, “Wherever I May Roam”, “Moth Into Flame”, “Fight Fire With Fire”, “Breadfan” (estreante na turnê), “One” e “Enter Sandman”.
Repercussão entre os fãs
Em praticamente todas as redes sociais, a reação dos fãs foi de grande admiração e respeito à banda pelo profissionalismo, mas alguns comentários vão muito além disso e explicam o motivo de o grupo ser tão venerado mesmo após mais de 40 anos de existência e tantas viradas na carreira.
“Eu estava lá com minha esposa que tem câncer! Primeiro show do Metallica para nós dois. Foi simplesmente incrível! Quando a chuva começou e se tornou uma tempestade em grande escala, o concerto conectou o Céu e a Terra de uma forma mágica! Eu, fazendo uma cirurgia na próxima semana, e minha esposa tivemos energia e força para passar por tudo isso”, relatou, em um comentário no YouTube, um dos fãs presentes em Munique.
“James sangrando. Lars sem camisa. Cliff passando para dizer olá. Eles parecem incríveis. Fogos de artifício no final. Eu nem estava lá e agora estou chorando. Deus abençoe o Metallica”, escreveu um outro fã.
“A maior banda de todos os tempos e mostrando o porquê 40 anos depois. Chuva. Relâmpago, 60 anos. Possuindo o show. O metal vive”, comentou um terceiro fã, também no YouTube.
Álbum marcante, mas nada confirmado da turnê no Brasil
O álbum “72 Seasons” foi lançado oficialmente no dia 14 de abril de 2023. Com o lançamento do disco, o Metallica rompeu nada menos que 7 anos sem um trabalho novo de inéditas de estúdio.
Tal qual o ótimo “Hardwired…To Self-Destruct”, de 2016, o novo disco do Metallica contou com produção de Greg Fidelman, junto com o vocalista e guitarrista, James Hetfield, e o baterista Lars Ulrich.
São 12 faixas, totalizando 77 minutos de gravação, sendo que a última do disco, a obra-prima “Inamorata”, é a mais longa da carreira da banda, com mais de 11 minutos.
Até o momento, apesar de inúmeros rumores, não foi confirmada data alguma no Brasil ligada a esta tão badalada turnê, que vem esgotando ingressos por onde passa.
Confira abaixo o vídeo do Metallica tocando “Master of Puppets” em Munique.
Vídeo do Metallica encharcado tocando ‘Master of Puppets’ embaixo de tempestade bomba nas redes


