Depois de vários dias de contagem regressiva nas redes sociais e muita expectativa de fãs do mundo inteiro, o AC/DC finalmente revelou sua surpresa nesta segunda-feira, 12 de fevereiro: a lendária banda australiana finalmente realizará a turnê do elogiado álbum “Power Up”.
Os shows anunciados serão feitos na Europa entre maio e agosto. O primeiro show desta turnê europeia acontecerá em Gelsenkirchen, na Alemanha, no dia 17 de maio.
O último desta passagem pelo Velho Continente será realizado em Dublin, na Irlanda, no dia 17 de agosto.
Para a turnê do “Power Up”, dois músicos da formação clássica do AC/DC, o baixista Cliff Williams e o baterista Phil Rudd, não estarão presentes.
Eles serão substituídos, respectivamente, pelo baixista Chris Chaney (ex-Jane’s Addiction) e pelo baterista Matt Laug.
Será a primeira turnê da banda desde 2016, quando o AC/DC tocou pela Rock or Bust World Tour.
O show mais recente do AC/DC foi realizado em outubro de 2023 no badalado festival Power Trip, um compromisso contratual específico que marcou a primeira apresentação ao vivo da banda em 7 anos, além de contar justamente com integrantes clássicos que haviam se afastado do grupo.
Realizado em Indio, na Califórnia, o Power Trip trouxe representantes históricos do rock pesado durante três dias. Mais aguardado justamente pelo longo período ausente dos palcos e pela sua importância histórica, o AC/DC teve a companhia no festival das bandas Judas Priest, Iron Maiden, Metallica, Guns N’ Roses e Tool.
No show do festival norte-americano, o AC/DC finalmente apresentou ao vivo pela primeira vez as músicas do álbum “Power Up”, lançado em novembro de 2020 e que trouxe de volta ao grupo o vocalista Brian Johnson, o baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams, que já havia anunciado aposentadoria em 2016.
Entre os retornos marcantes ao palco, destaque maior para a volta de Brian Johnson, que havia se afastado dos shows ao vivo em meio à turnê do “Rock or Bust”, por razões médicas. Cliff Williams também voltou para o evento, mas Phil Rudd não conseguiu se apresentar, já que enfrenta problemas com a Justiça e teve dificuldades para viajar para os Estados Unidos.
No lugar de Rudd, Matt Laug estreou ao vivo com o AC/DC. Outro nome não clássico presente no show foi o guitarrista Stevie Young, que gravou o álbum mais recente e substitui o saudoso tio Malcolm Young, que morreu em 2017.
Agora, na turnê que passará pela Europa, somente Brian Johnson e o elétrico e fundamental guitarrista Angus Young serão os representantes da segunda formação clássica do grupo.
Muitos fãs de outros continentes ficaram a ver navios com os shows anunciados apenas na Europa. Especificamente no Brasil, há uma expectativa de que o grupo venha para o Rock in Rio e toque também em São Paulo, conforme informações veiculadas pela imprensa brasileira.
Em janeiro, o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, adiantou que o AC/DC faria em setembro dois shows no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e dois shows no Rock in Rio. Oficialmente, nenhuma dessas apresentações foi confirmada até este dia 12 de fevereiro de 2024.
AC/DC anuncia turnê do álbum ‘Power Up’ com shows na Europa e sem Cliff Williams e Phil Rudd

