O Scorpions lamentou na terça-feira, 9 de janeiro, a morte do ex-baterista do grupo James Kottak, confirmada na mesma data pela imprensa especializada internacional. Kottak tinha 61 anos de idade e a causa do falecimento não havia sido revelada até o fechamento deste texto.
Norte-americano nascido no Estado do Kentucky, o baterista ingressou na veterana banda alemã em 1996 e permaneceu no grupo durante duas décadas.
Ele foi demitido em 2016 por problemas com o alcoolismo.
“Notícia muito triste… nosso querido amigo e baterista por 20 anos James Kottak faleceu aos 61 anos… James era um ser humano maravilhoso, um grande músico e um homem de família amoroso… ele era o nosso „Irmão de outra Mãe“ e sentiremos muito a falta . … Rock’n Roll para sempre, descanse em paz James”, escreveram os músicos do Scorpions.
Com a banda alemã, James Kottak esteve em diversos álbuns durante os 20 anos. A lista tem os discos “Eye II Eye” (1999), “Moment of Glory” (2000), “Acoustica” (2001), “Unbreakable” (2004), “Humanity – Hour I” (2007), “Sting in the Tail” (2010), “Comeblack” (2011) e “Return To Forever” (2015).
Em várias das vindas da banda ao Brasil, ele sempre foi um dos destaques. Uma de suas melhores performances foi no festival Skol Rock de 1997, realizado na Pista de Atletismo do Ibirapuera, o onde Scorpions foi o headliner do evento e entregou um dos seus melhores shows realizados no País, surpreendendo muitos desavisados que foram ao festival especialmente para ver as lendas Bruce Dickinson e Dio e haviam esquecido do potencial da banda alemã.
Outra apresentação memorável da banda e de Kottak foi no Live’N’Louder, de 2005, realizado em São Paulo, no Estádio do Canindé, com o Scorpions, também headliner, sobrou e fez o melhor show da noite.
Antes dos Scorpions, o baterista passou por bandas, como Kingdom Come, Montrose, Wild Horses, Buster Brown e Warrant. Depois da banda alemã, esteve no Black Sheep e no grupo que levou seu sobrenome: Kottak.
Para relembrar James Kottak, o Roque Reverso descolou justamente a performance do Scorpions no Skol Rock, no bom canal MTV Brasil Lost Tapes, que resgata grandes momentos da saudosa emissora brasileira.
Scorpions lamenta a morte aos 61 anos do ex-baterista James Kottak

