Os fãs do bom e velho rock and roll tiveram de lidar com perdas importantes para o estilo nesta quinta-feira, 26 de maio, quando foram anunciadas as mortes do cofundador e tecladista do Depeche Mode, Andrew Fletcher, e do baterista do Yes, Alan White.

Fletcher tinha 60 anos. White morreu aos 72 anos.

Nos dois casos, até o fechamento deste texto, as causas oficiais das mortes não foram divulgadas.

Andrew Fletcher formou o Depeche Mode no final dos Anos 1970 com o guitarrista Martin Gore e o tecladista Vince Clarke. Após a entrada do vocalista icônico Dave Gahan, o Depeche emplacou sucessos inciais, para depois estourar com hits históricos.

Alan White, por sua vez, entrou no Yes quatro anos após a fundação da banda, mas permaneceu no grupo de rock progressivo por 50 anos e era o mais antigo da atual formação.

“Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada”, escreveu o Depeche Mode, na nota sobre o falecimento do tecladista.

“É com muita tristeza que o Yes anuncia que Alan White, amado amigo e baterista deles há 50 anos, morreu, aos 72 anos, depois de uma breve doença”, escreveu a banda de rock progressivo.

Especificamente em relação a Fletcher, os fãs brasileiros tiveram um último momento com o músico no Depeche Mode quando a banda fez uma histórica apresentação no Brasil, em São Paulo, no Allianz Parque, em 2018, com cobertura do Roque Reverso.

Para homenagear Andrew Fletcher e Alan White, o site descolou clipes no YouTube.

Fique inicialmente com os vídeos das músicas “Just Can’t Get Enough”, “Never Let Me Down Again” e “Enjoy The Silence”, do Depeche Mode.

Depois, para homenagear Alan White, fique com os clipes das músicas “Owner of a Lonely Heart”, “Love Will Find A Way” e “Hold On”, do Yes.

Rock chora as mortes de Andrew Fletcher, do Depeche Mode, e de Alan White, do Yes