06
out
20

Rock, música e guitarras choram a morte do fenomenal Eddie Van Halen

2020 já vinha sendo um ano doloroso para mundo, mas os fãs do rock, da boa música e das guitarras e o próprio instrumento musical tiveram uma dose adicional de tristeza nesta terça-feira, 6 de outubro, após a confirmação da morte do fenomenal guitarrista Eddie Van Halen. Fundador e líder do Van Halen, ele não resistiu e perdeu a batalha contra um câncer na garganta que enfrentava havia mais de uma década.

Eddie tinha 65 anos de idade e estava internado no hospital St. John na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos.

Nos seus minutos finais, o guitarrista estava acompanhado de sua mulher, Janie, do filho Wolfgang, e de seu irmão Alex.

O primeiro ocupava a vaga de baixista do Van Halen desde 2006. O segundo esteve ao lado do irmão na bateria da banda desde a sua fundação, em 1974.

Coube a Wolfgang dar uma das confirmações de morte mais doloridas da história do rock com o seguinte texto: “Não acredito que tenho que escrever
isso, mas meu pai perdeu sua longa batalha
contra o câncer. Ele foi o melhor pai que se pode ter.
Cada momento no palco e fora dele
era um presente. Meu coração está partido e
eu acho que nunca vou me recuperar dessa perda.”

As palavras de Wolfgang poderiam ser escritas por qualquer fã de boa música, qualquer fã do bom e velho rock and roll ou qualquer amante das guitarras. Tudo porque Eddie deixou ao fim de sua batalha inúmeros órfãos.

Nas várias redes sociais de inúmeras bandas ou personalidades da música, foi visto uma verdadeira avalanche de textos lamentando a morte de Eddie.

“Estou simplesmente arrasado ao ouvir a notícia do falecimento do meu querido amigo Eddie Van Halen. Ele travou uma longa e dura batalha contra o câncer até o fim. Eddie era uma pessoa muito especial, um grande amigo. Descanse em paz, meu querido amigo, até nos encontrarmos novamente”, escreveu nada menos que o grande Tony Iommi, mestre histórico dos riffs do heavy metal e guitarrista eterno do Black Sabbath.

“Ficamos profundamente tristes ao saber do falecimento prematuro de Eddie Van Halen. Nós o considerávamos uma inspiração, um ídolo, e depois de passar um verão juntos na estrada em ’88, um amigo. Enviando amor para Alex, @wolfvanhalen e todos na grande família VH”, destacou o Metallica.

“Sentindo profunda tristeza e gratidão avassaladora. A apreciação e o amor por ele são maiores, porém. Vamos parar um minuto e tentar imaginar nosso mundo se ele nunca aparecesse. É impensável. Obrigado, Rei Edward. Você é profundamente amado e fará falta”, escreveu Steve Vai, outro fenômeno das guitarras.

A frase, de Vai, por sinal é uma das que melhores retratam a importância de Eddie Van Halen.

Que amante do rock ou da música em geral não ficou encantado alguma vez na vida (ou todas elas) com a introdução de “Ain’t Talkin’ ‘bout Love”? Ou com o começo de “Hot For Teacher”, “Eruption”, “And The Cradle Will Rock”, “Unchained” e tantas outras?

Eddie era daqueles sujeitos com dom sobrenatural. Dizia que não sabia ler música, mas era uma usina criativa impressionante.

O aprimoramento do famoso “tapping”, que tem “Eruption” como um de seus maiores exemplos, é só um dos feitos de Eddie. A técnica já tinha sido usada por outros grandes guitarristas, mas ninguém havia feito do jeito avassalador do guitarrista do Van Halen.

Foi só uma das contribuições históricas do guitarrista que, não apenas ensinou uma toneladas de amantes do instrumento como aperfeiçoou a guitarra, desde o design até em relação a alavancas e amplificadores próprios.

Para muitos, apenas Jimi Hendrix têm uma importância maior do que Eddie Van Halen. Para outros tantos, o guitarrista do Van Halen, por ter vivido e criado por mais tempo, pode ter sido o maior da história.

Não por acaso, ele foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Foi eleito ainda o 8º melhor guitarrista de todos tempos pela revista Rolling Stone.

A perda é gigante e sem reparação no rock, que já ficou órfão de outros monstros, como Hendrix, Randy Rhoads e Dimebag Darrell.

O Roque Reverso poderia aqui falar horas e horas sobre a importância de Eddie Van Halen, mas, a cada linha escrita, a tristeza aumenta pela sua perda. Como disse Steve Vai, porém, é preciso agradecer que um ser como Eddie apareceu na Terra e tanto ajudou na música.

Para homenagear este grande ícone do rock, o Roque Reverso descolou clipes e vídeos no YouTube. Fique inicialmente com a performance ao vivo do Van Halen em 1983 para “Ain’t Talkin’ ‘bout Love”. Depois, fique com Eddie Van Halen simplesmente destruindo ao vivo com uma versão de “Eruption” em show em 2015. Na sequência, fique com os clipes clássicos da banda tocando “Hot For Teacher” e “Panama”. A seguir, uma apresentação ao vivo do Van Halen com “Unchained”. Para fechar, veja uma especial que a revista online Loudwire fez com “11 momentos icônicos” do grande guitarrista. RIP!!!

Rock, música e guitarras choram a morte do fenomenal Eddie Van Halen


0 Responses to “Rock, música e guitarras choram a morte do fenomenal Eddie Van Halen”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se aos outros seguidores de 102

outubro 2020
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias

Follow Roque Reverso << on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: