27
set
19

Rock in Breja: Conheça os bastidores da parceria que uniu Iron Maiden e Bodebrown

Do site Guia da Cerveja

Hoje é dia de rock, bebê. Um dos mais aguardados festivais do planeta, o Rock in Rio começa nesta sexta-feira com o rap de Drake e a música pop de Ellie Goulding, entre outras atrações. Mas é apenas na próxima semana (4 de outubro) que tocará uma das principais pérolas do evento: o Iron Maiden.

Ícone do heavy metal, a cultuada banda tem mais de 40 anos de uma longeva trajetória que a torna uma das maiores de todos os tempos, com clássicos como o disco The Number of the Beast.

Até por isso, lidera noites de festivais icônicos como o Rock in Rio, sendo vista como referência na indústria cultural – e não apenas pelo aspecto musical.

Afinal, o Iron Maiden também é uma empresa, a companhia Iron Maiden LLP, criada para gerir as receitas oriundas das suas atividades. E elas incluem bem mais do que apenas turnês bem-sucedidas e lançamentos de singles e discos. Aliás, passou por aí uma mudança fundamental: a maior aposta em shows lucrativos do que em novos álbuns, facilmente pirateados.

O Iron Maiden também possui dezenas de produtos que vão além da música, a maior parte deles alusivos a Eddie the Head. Espécie de mascote e alma do Iron Maiden, Eddie está presente nas capas dos discos e também no cenário de shows, além de vários itens de colecionador. É um dos ícones do heavy metal e exemplo claro do uso da indústria cultural por uma banda que tem um nome especial até para o seu avião particular, o “Ed Force One”.

Esse novo conceito difundido pelo Iron Maiden se alastrou pelos mais distintos nichos da indústria. E um deles foi o mercado de cervejas, após a banda lançar uma marca própria. Parceiro de alguns anos da Robinsons na Grã-Bretanha, onde a bebida é fabricada, o Iron Maiden também fechou recentemente um acordo para ter o seu rótulo no país onde é mais idolatrado: o Brasil, em um caso de amor iniciado em 1985, com a participação no primeiro Rock in Rio.

Assim, nos próximos dias, quando desembarcar para a 12ª turnê no país, o que incluirá shows em mais uma edição do Rock in Rio, assim como passagens por São Paulo e Porto Alegre, o Iron Maiden terá uma novidade aos seus fãs. Mas ela não vem da Grã-Bretanha e está sendo produzida em solo nacional: a cerveja Tropper Brasil IPA.

A parceria com a Bodebrown

O rótulo é o primeiro resultado da parceira firmada entre a referência do heavy metal e, por que não, uma das referências do mercado brasileiro de cerveja, a Bodebrown, marca artesanal multipremiada de Curitiba que está completando dez anos em 2019.

O produto foi lançado em meados de setembro, durante a realização da edição do Rio do Mondial de la Bière. A novidade agora está disponível em diversas ações envolvendo a turnê do Iron Maiden pelo país, em atividades que começaram a se sedimentar quando a cervejaria paranaense teve boas experiências na Grã-Bretanha.

Entre 2014 e 2018, a Bodebrown esteve quatro vezes por lá para participar de festivais, inclusive tendo angariado duas medalhas de ouro. Como destaca Samuel Cavalcanti ao Guia, um dos irmãos proprietários da marca, é impossível saber como e quando, mas parece ser fato que chegou a Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e também com formação como mestre-cervejeiro, o burburinho provocado no meio das artesanais pela presença da marca curitibana em solo britânico.

Tanto que ainda no ano passado a Bodebrown foi procurada pelos seus representantes na Inglaterra para uma volta ao país. Dessa vez não para um festival, mas para a discussão de uma nova oportunidade de negócio: a criação de uma cerveja do Iron Maiden a ser lançada no Brasil.

“Em 2018, recebemos um e-mail do grupo que cuida das nossas operações na Inglaterra perguntando se poderíamos ir para Londres por causa de uma proposta. Lá, fomos informados que o projeto, em resumo, era sobre a produção de uma cerveja do Iron Maiden para o Brasil. Fiquei até assustado pela composição do projeto, mas claro que disse que estávamos abertos”, explica Samuel, um dos mais icônicos cervejeiros do país.

A partir daí, Bodebrown e Dickinson passaram por encontros para refinamento de preferências até chegar na receita que se transformou na Trooper Brasil IPA. “No nosso primeiro encontro, levamos 24 cervejas para o Bruce e apresentamos a ele para ver qual o encantava, quais eram os referenciais para a construção da receita”, diz Samuel.

Foi então que a Cacau IPA, um dos rótulos que levou a Bodebrown ao estrelato, entrou em ação. “A gente tinha um pouco mais de entendimento sobre o cacau, até por estarmos fazendo a Cacau IPA em parceria com a Stone Brewing nos Estados Unidos desde 2013. Como ele gostou da Cacau e da questão da sua brasilidade, procuramos trabalhar. E aí começaram a surgir os primeiros protótipos da cerveja. Em junho, na época do primeiro show deles nessa turnê em Miami, afunilamos para dois produtos, e aí definimos pelo que está nas latas”, detalha.

Samuel ainda explica como foi a participação de cada um para a definição da receita da Trooper Brasil IPA. “Foi uma construção a partir da visão dele, do que ele imagina, com uma construção da nossa parte criativa e executória, oferecendo os elementos para que trabalhássemos com algo real e possível de executar, com a leitura sensorial dele”, revela.

A Trooper IPA e suas festas

A cerveja possui nibs de cacau, provenientes de Ilhéus, na Bahia, que se misturam ao blend de lúpulos adicionados no dry hopping (Sorachi Ace, Amarillo e Sabro). A combinação dá um baixo amargor à cerveja, que apresenta ainda suave sabor de malte, 5% de teor alcoólico e notas sutis de cacau, chocolate branco e manga.

Lançada no Mondial Rio, a Trooper Brasil IPA também estará disponível em alguns dos bares do Morumbi e da Arena do Grêmio, palcos de shows do Iron Maiden nesta turnê pelo Brasil, sendo que a banda ainda negociava – durante a elaboração da reportagem -, com a organização do Rock in Rio, para disponibilizá ao público.

E não ficará nisso, tanto que no próximo sábado, em Curitiba, será realizado o Trooper Day, evento para lançar a cerveja do Iron Maiden. A festa ocorrerá na fábrica da Bodebrown e na rua localizada em frente da sua sede. E contará com diversas apresentações musicais, com destaque para shows de covers do Iron Maiden.

Também com eventos semelhantes, bares nas cidades onde a banda vai tocar realizarão um “esquenta” para o show, com a disponibilização do rótulo para venda e consumo pelos fãs.

E há outros planos prontos para serem colocados em prática, com o mais adiantado sendo o Trooper Train. Será uma adaptação do passeio de trem de Curitiba a Morretes, o Beer Train, realizado pela Bodebrown, sendo que esta edição especial ocorrerá na segunda quinzena de outubro.

Novos cenários

O gigantismo do Iron Maiden e a importância da parceria abre novos cenários para a Bodebrown, tanto que a marca tem sido procurada por outras bandas, em consultas sobre a possibilidade de também de produzir cervejas que levem seus nomes.

Também carregam a possibilidade de levar a Trooper Brasil IPA para outros territórios, seja pela localização privilegiada da cervejaria, pela proximidade de países que possuem fãs que idolatram o Iron Maiden e também pelo acordo firmado com a banda. E tudo isso se dá no ano em que a Bodebrown completa dez anos, com o lançamento do rótulo sendo um dos marcos dos seus festejos.

“É algo muito impactante para nós estarmos envolvido com o Iron Maiden, que tem mais de 40 anos de história e produz suas cervejas na Robinsons há mais de cinco anos, tendo vários estilos de cerveja. É um marco na nossa história e na história da cerveja brasileira por ser uma aproximação de uma empresa de música reconhecida”, comenta Samuel. “Nosso contrato é para a América do Sul, com a possibilidade de venda na América do Norte e na Ásia”, acrescenta.

Assim como para a Bodebrown, o rótulo é, também, um novo cenário a ser explorado pelo Iron Maiden. Afinal, antes só tendo acordo com a Robinsons na Grã-Bretanha, fechou uma parceria fora do seu país, no Brasil. E, também, possui projetos semelhantes prontos a saírem do papel em outros países, misturando sua lógica empresarial com a busca pelas cervejas artesanais.

“Acredito que o projeto não para por aí. Eles têm projetos nos EUA, no Japão e na Suécia. Então, estão juntando fábricas pelo mundo para trazer uma tipicidade para ser apresentado entre os mundos a visão de cada produtor”, comenta o fundador e CEO da Bodebrown.

Assim, no Brasil, Bodebrown e Iron Maiden conseguiram juntar mundos como o da cerveja e o do heavy metal, unidos pelo trabalho de artesão que aproxima músicos e produtores da bebida. “É muito bom conectar os fãs do Iron Maiden e os fãs de cerveja artesanal com algo que eles têm em comum”, conclui Samuel.

 

 

 


0 Responses to “Rock in Breja: Conheça os bastidores da parceria que uniu Iron Maiden e Bodebrown”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 104 outros seguidores

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias


%d blogueiros gostam disto: