Morreu no sábado, dia 16 de março, o guitarrista Dick Dake. Considerado o pai da surf music e do surf rock, ele faleceu aos 81 anos.
A causa da morte não havia sido confirmada até o fechamento deste texto.
Em julho de 2015, Dale revelou ao jornal Pittsburgh City que lutou duas vezes contra um câncer e que também convivia com diabetes e dores insuportáveis na coluna.
Ainda assim, ele continuava tocando e dando muita lição de vida a muitos representantes de gerações mais novas em todo o planeta.
Em meados dos Anos 50, Dale começou a surfar na adolescência, quando foi morar em Los Angeles. Foi nesta época que ele criou o surf rock.
Na década seguinte, se tornou uma espécie de “piloto de testes” das guitarras Fender, trabalhando diretamente com o fundador da empresa, Leo Fender.
Ele ajudou o amigo a desenvolver o modelo Fender Stratocaster e o amplificador Fender 85. Para alguns, também ficou conhecido como o pai do heavy metal, justamente por ter criado uma forma de ampliar o som da guitarra.
Com 11 álbuns de estúdio, Dick Dale tem como seu maior hit a música “Misirlou” de 1962.
A canção voltou ao sucesso décadas depois como tema de abertura do filme “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino.
Para homenagear Dick Dale, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique inicialmente com uma performance com dele com o grupo The Del Tones exatamente da música “Misirlou”. Depois veja uma performance dele da música “The Wedge”. Na sequência, fique com a versão que estourou com “Pulp Fiction”. R.I.P.
0 Respostas to “Morre o guitarrista Dick Dale, pai da surf music”