O baterista Vinnie Paul, que entrou para a história do heavy metal por ser formador do grupo Pantera, morreu na sexta-feira, 22 de junho. A informação foi confirmada pela página oficial da já extinta banda no Facebook na madrugada do sábado, 23 de junho (pelo horário de Brasília).
Atualmente, Vinnie Paul era membro do grupo Hellyeah, que tocou no Brasil no Maximus Festival, em São Paulo, em 2016.
O comunicado da página do Pantera no Facebook não deu maiores informações sobre a causa da morte do baterista. O texto divulgado foi bastante sucinto e apenas pediu a compreensão dos fãs e o respeito em relação à privacidade da família.
“Não há mais detalhes disponíveis no momento”, diz um trecho da nota divulgada no Facebook. “A família solicita que você, por favor, respeite sua privacidade durante esse período.”
A morte de Vinnie Paul acontece 17 anos depois do falecimento de seu irmão, o guitarrista Dimebag Darrell, também membro histórico do Pantera e considerado um excelente músico.
Em 8 de dezembro de 2004, Darrell, aos 38 anos, foi assassinado a tiros no meio de um show do grupo Damageplan na cidade norte-americana de Columbus.
Na ocasião, o Pantera tinha praticamente encerrado a carreira, após desavenças entre os membros, especialmente do guitarrista e o vocalista Phil Anselmo. O Damageplan era na época um projeto que também contava com a presença de Vinnie Paul, que viu a morte do irmão.
Há relatos de que o fim do Pantera teria motivado a ação do assassino Nathan Gale contra o guitarrista. Entretanto, Gale não sobreviveu ao atentado para dar sua versão.
O assassino foi morto depois de matar Dimebag Darrell, o funcionário do clube onde a banda tocava Erin Halk e o chefe da segurança Jeff Thompson, que trabalhavam no local, e um fã que assistia ao show, também chamado Nathan. A contagem de feridos foi de 15 pessoas.
Vinnie Paul era considerado um grande baterista. Quem acompanhou os shows históricos que o Pantera fez no saudoso Olympia, em São Paulo, em 1993 e 1995, teve a certeza de que ele era peça importante no peso e pegada marcante que o grupo possuía.
Logo após a confirmação da morte de Vinnie Paul, alguns astros e bandas do heavy metal postaram notas nas redes sociais, lamentando a perda do amigo.
“Acabei de acordar na Bélgica com a notícia de que meu amigo Vinnie Paul faleceu. Outro herói de metal levado muito cedo. Diga olá para Daryl por mim. Descanse em paz, meu querido amigo”, escreveu no Twitter o líder, vocalista e guitarrista do Megadeth, Dave Mustaine.
“Não conseguimos acreditar. R.I.P ao nosso irmão Vinnie Paul”, escreveu também no Twitter o grupo Anthrax, que chegou a dedicar músicas em disco e em shows para o amigo Dimebag Darrell.
“Tão triste de ouvir da morte de Vinnie Paul. Adorei quando o Pantera fez shows conosco e nos anos seguintes Vinnie estava sempre à frente e no centro de todos os shows do KISS. RIP e condolências à sua família”, escreveu o vocalista e guitarrista do KISS, Paul Stanley, também no Twitter.
Para homenagear Vinnie Paul, o Roque Reverso descolou clipes clássicos do Pantera no YouTube.
Fique inicialmente com o da música “Walk”. Depois, veja os das músicas “Mouth For War” e “I’m Broken”. RIP!
Flávio excelente post apesar da notícia
Por que tão cedo? Por que tantos indo nessa faixa etária?
Mais uma referência que se vai
Triste demais, amigo Rolf!
Mais triste ainda quando lembramos que o irmão já havia sido morte estupidamente há alguns anos.
Quem viu Pantera ao vivo, é um felizardo!
Para mim, o de 1993, no Olympia, foi o melhor de heavy metal em local fechado que já vi na vida!