O Pearl Jam aproxima-se dos 30 anos de estrada sem frustrar o bom senso e o ativismo que marcam sua história. A banda norte-americana divulgou por meio suas redes sociais o cartaz oficial do show marcado para a noite desta quarta-feira, 21 de março, no Estádio do Maracanã, na capital fluminense.
Elaborado pelo artista Ravi Amar Zupa, o cartaz alude à intervenção militar ordenada pelo regime plutocleptocrata de Michel Temer no sistema de segurança pública do Rio de Janeiro.
A ilustração, baseada no trabalho do artista holandês Hyeronymus Bosch, traz um tucano, um papagaio e um canário armados de metralhadoras pousados sobre um galho com uma favela ao fundo.
“Esta obra é uma homenagem ao Rio de Janeiro – particularmente ao povo das favelas da cidade, que, apesar da obscena desigualdade social, dá seu jeito de construir cidades nas encostas das montanhas”, explica Ravi Zupa.
“A inspiração para as figuras de pássaros vem das criaturas absurdas e não naturais que Hyeronymus Bosch pintou no final do século XV. Eu baseei os desenhos dos pássaros neste pôster em espécies nativas do Brasil”, prossegue o artista.
Resta saber se a maior parte do público que certamente pagou caro para lotar o Maraca e ver o Pearl Jam admira os posicionamentos da banda ou acha que seus membros não têm nada que falar de política em um momento no qual o Brasil e diversos outros países flertam perigosamente com o fascismo.
0 Responses to “Pearl Jam lança cartaz de show no Rio com alusão à intervenção militar de Temer”