Alguns dos mais importantes álbuns da história do rock completam meio século neste 2017 que acaba de começar. Mas o que torna o ano de 1967 ainda mais interessante é o surgimento do álbum como um conceito artístico e a consolidação do rock como arma da juventude para tentar subverter a ordem de um mundo controlado por homens velhos, brancos, endinheirados e atavicamente conservadores – e qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência.
Para iniciar a resenha destes álbuns cinquentões, mas que parecem ter sido gravados ontem, o Roque Reverso elegeu “Are You Experienced”, trabalho de estreia de Jimi Hendrix.
A guitarra e o roquenrow nunca mais seriam os mesmos depois de Jimi Hendrix.
Nascido nos Estados Unidos, Jimi Hendrix vinha abalando a cena roqueira de Londres no início da segunda metade dos anos 1960. Acompanhado do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell, o guitarrista formou o The Jimi Hendrix Experience.
Os primeiros singles que formariam o álbum “Are You Experienced” vieram à tona ainda em 1966, entre eles, “Hey Joe”. No início de 1967, os singles de “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary” aumentaram ainda mais a expectativa em relação ao álbum.
Quando foi finalmente lançado, em maio de 1967, “Are You Experienced” saiu com duas versões bastante diferentes, uma à venda no Reino Unido e outra nos Estados Unidos. Algumas das mais conhecidas músicas de Jimi Hendrix, já lançadas nos singles, ficaram de fora da versão inglesa. É só comparar as listas de músicas para ver as diferenças gritantes.
1 – Foxy Lady
2 – Manic Depression
3 – Red House
4 – Can You See Me
5 – Love or Confusion
6 – I Dont’t Live Today
7 – May This Be Love
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Remember
11 – Are You Experienced?
Versão lançada nos Estados Unidos
1 – Purple Haze
2 – Manic Depression
3 – Hey Joe
4 – Love or Confusion
5 – May This Be Love
6 – I Dont’t Live Today
7 – The Wind Cries Mary
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Foxy Lady
11 – Are You Experienced?
Um dos motivos dessas diferenças todas foi a capacidade de Hendrix de produzir muito em pouquíssimo tempo. Outro foi a “jenialidade” dos gurus da indústria fonográfica.
Posteriormente, foi lançada uma versão integral de “Are You Experienced” que contou com as 15 músicas contidas nessas listagens e ganhou como faixas-bônus “51st Anniversary” e “Highway Chile”, lados B dos singles de “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”, respectivamente.
Nas paradas de 1967, “Are You Experienced” ficou atrás apenas dos Beatles. Qualquer comentário pejorativo a respeito da vendagem equivale a alegar que o Pepe não jogava tanta bola assim porque é só o segundo maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube.
Com o lançamento de “Are You Experienced”, Jimi Hendrix desencadeou uma revolução não apenas no rock, mas na maneira de se tocar guitarra, abrindo caminho para a era dos guitar heroes.
Para celebrar Jimi Hendrix, o Roque Reverso separou alguns sucessos do álbum descolados no YouTube. Fique inicialmente com “Foxy Lady” (também denominada “Foxey Lady”) ao vivo em 1968. Depois, veja a execução de “Hey Joe” ao vivo em 1967 em Londres e a de “Fire”, em 1969 em Estocolmo. Para fechar, veja o clipe clássico de “Purple Haze”.
Fico só imaginando a reação da galera na época quando este furacão surgiu…
Se ainda hoje, com todas as pessoas e vertentes do rock que apareceram, a gente ainda se surpreende com o que ele fazia na guitarra, imagina naquela época!