08
mar
14

Álbum ‘Superunknown’, do Soundgarden completa 20 anos

O dia 8 de março de 2014 marca os 20 anos do álbum “Superunknown”, do Soundgarden. O disco, que sucedeu o ótimo “Badmotorfinger”, de 1991, levou a banda de Seattle, até então cultuada na cena alternativa e também do heavy metal, para o mainstream.

Para muitos, o álbum em questão não é o melhor do Soundgarden, mas é inegável o amadurecimento do grupo, que passou a captar influências musicais que até então não usava.

Se “Badmotorfinger”, considerado por muitos o melhor, era pesado e agradou em cheio o público da ala mais intensa do rock,  “Superunknown” trazia um som mais cadenciado e elaborado.

Ficava clara, portanto, a manutenção da qualidade que os músicos já haviam demonstrado nos discos anteriores.

A voz de Chris Cornell é um show à parte neste disco, pois traz uma clara evolução qualitativa para o vocalista que já era bastante respeitado desde que a banda começou a brilhar com as demais de Seattle. Na guitarra, o quieto e competente Kim Thayil trazia mais uma coleção de riffs e recebia o suporte dos não menos importantes Ben Shepherd (baixo) e Matt Cameron (bateria).

“Superunknown” é daqueles discos de deixar rolando e descobrir faixa após faixa que os músicos fizeram algo com o intuito claro de realmente levar o trabalho para um nível maior de sucesso. O interessante é que, a cada nova audição do álbum, o fã certamente encontrará elementos diferentes que enriquecem a experiência.

“My Wave”, “Fell on Black Days”, “Head Down”, “Black Hole Sun” e “Spoonman” trazem a primeira parte do disco numa sequência que gruda o ouvinte e o impede de pular as faixas. Na segunda parte do álbum, “Limo Wreck”, “The Day I Tried to Live”, “4th of July” e “Like Suicide” são algumas das músicas que mantêm a qualidade e trazem elementos “viajantes”.

A arte de capa do álbum (conhecida como ‘Screaming Elf’) é uma fotografia distorcida dos membros da banda. A foto foi tirada por Kevin Westenberg e traz na montagem uma imagem de uma floresta queimando de cabeça para baixo em preto-e-branco.

“Superunknown” foi sucesso comercial e de crítica. Com o disco, o Soundgarden ganhou dois Grammies em 1995. “Black Hole Sun” recebeu o prêmio de Melhor Performance Hard Rock e “Spoonman” recebeu o prêmio de Melhor Performance Metal.

A primeira música também chegou a ser nomeada na mesma premiação para Melhor Canção de Rock, mas perdeu para “Streets Of Philadelphia”, de Bruce Springsteen. O disco também foi nomeado para Melhor Álbum de Rock, mas perdeu para “Voodoo Lounge”, dos Rolling Stones.

Em 2003, a revista Rolling Stone colocou “Superunknown” na posição de nº 336 na lista dos “500 Melhores Álbuns de Sempre”. O disco também faz parte da lista do livro “1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer”, de 2006.

Como já adiantou o Roque Reverso, o álbum ganhará edições comemorativas em 2014. Para homenagear este bom trabalho do Soundgarden, que vem pela primeira vez este ano ao Brasil, descolamos vídeos no YouTube. Fique inicialmente com o clipe da faixa “Spoonman”. Depois, fique com o vídeo de “My Wave”. Para fechar, fique com o megahit “Black Hole Sun”.

Anúncios

0 Responses to “Álbum ‘Superunknown’, do Soundgarden completa 20 anos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Bon Jovi no São Paulo Trip 2017 realizado na Arena do Palmeiras
#roquereverso #bonjovi #saopaulotrip #allianzparque Bon Jovi no São Paulo Trip 2017 
#roquereverso #bonjovi #saopaulotrip #allianzparque The Cult no São Paulo Trip 2017 - Ian Astbury
#roquereverso #thecult #saopaulotrip #allianzparque The Cult no São Paulo Trip 2017
#thecult #saopaulotrip #allianzparque #roquereverso The Who no São Paulo Trip - Foto: Flavio Leonel/Roque Reverso
#thewho #saopaulotrip The Who no São Paulo Trip - Foto: Flavio Leonel/Roque Reverso
#thewho #saopaulotrip

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 88 outros seguidores

março 2014
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 548,249 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: