09
mar
13

Os 40 anos do clássico álbum ‘The Dark Side of the Moon’

Março de 2013 é um mês especial, já que marca os 40 anos do clássico álbum “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd. Lançado no dia 1º de março de 1973, o disco faz parte do seleto grupo de obras-primas do rock.

“The Dark Side of the Moon” é o oitavo trabalho de estúdio do grupo britânico. Marca a ruptura da banda com o modelo sonoro extremamente psicodélico que guiou discos anteriores.

O conceito básico do clássico álbum foi desenvolvido quando a banda estava em turnê  e muito do que foi gravado em estúdio já havia sido apresentado ao vivo bem antes.

Diz a lenda que as ideias para as músicas do “The Dark Side of the Moon” surgiram na cozinha do baterista Nick Mason. O grupo teria se reunido para fazer uma lista de coisas que incomodavam os músicos. Entre as preocupações do cotidiano, foram mencionadas a loucura, a morte, o tempo e o dinheiro, entre outros exemplos, que estão presentes nas letras do clássico.

“Money”, “Time”, “Breathe” e “Us and Them” são só algumas das canções do álbum que foram curtidas por grande parte das gerações seguintes amantes da boa música.

O Pink Floyd produziu o disco no Abbey Road Studios, em Londres, em diferentes seções entre 1972 e 1973 ao lado do produtor Alan Parsons, engenheiro de som do estúdio e figura carimbada em gravações dos Beatles.

A capa, uma das mais famosas de toda a música, traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz, que é transformado em um arco-íris. Foi desenvolvida para representar a iluminação de palco da banda, o conteúdo íntimo das letras e para atender os pedidos da banda por um trabalho “simples e marcante”.

Para muitos, “The Dark Side of The Moon” é um dos maiores discos da história do rock. Não por acaso, foi o maior sucesso comercial do Pink Floyd, vendendo cerca de 50 milhões de cópias no mundo inteiro e alcançado o recorde da revista Billboard de tempo seguido na lista de discos mais vendidos.

O sucesso do álbum é tão grande que são comuns algumas lendas como a relacionada ao filme “O Mágico de Oz”. Segundo alguns, se o disco é tocado ao mesmo tempo do filme, é possível observar a sincronicidade entre as cenas e os acordes musicais.

Para homenagear os 40 anos do disco “The Dark Side of The Moon”, o Roque Reverso descolou inicialmente no YouTube parte da última apresentação que o Pink Floyd fez com sua formação clássica, em 2005, no festival Live 8, em Londres. Na ocasião, numa reunião histórica, David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e o saudoso Richard Wright, morto em 2008, tocaram alguns dos grandes sucessos do grupo.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo da dobradinha “Speak to Me” e “Breathe”. Na sequência, veja outro, com “Money”. Quem acompanha o Roque Reverso já havia visto esta apresentação histórica na íntegra aqui, mas coisa boa não foi feita para ser curtida apenas uma vez.

Anúncios

1 Response to “Os 40 anos do clássico álbum ‘The Dark Side of the Moon’”


  1. 1 dentysta gdynia
    7 de abril de 2013 às 03:19

    I really appreciate this post. I’ve been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thanks again


Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Anthrax em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #anthrax #scottian Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Accept em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #accept Anthrax em São Paulo em novembro de 2017
#roquereverso  #tombrasil  #anthrax #charbenante

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 89 outros seguidores

março 2013
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: