
Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil morreu aos 70 anos, após uma batalha de 3 anos contra um câncer no pâncreas. A informação foi confirmada pela veterana banda australiana na terça-feira, 20 de janeiro, por meio de um breve comunicado oficial, que foi também distribuído nas redes sociais do grupo.
“Após lutar heroicamente por quase três anos, Rob agora está livre da dor – ‘um pequeno vislumbre de luz no deserto’. Ele faleceu em paz, cercado por seus entes queridos”, destacou a banda no trecho inicial do comunicado.
Na sequência, em outra nota, o Midnight Oil voltou a se manifestar sobre a perda de Hirst: “Estamos devastados e de luto pela perda do nosso irmão Rob. Por agora, não há palavras, mas sempre haverá canções.”
O baterista esteve com o Midnight Oil desde a fundação da banda em 1976. Ele, o vocalista, Peter Garrett, e o guitarrista, Jim Moginie, eram os únicos membros fundadores que haviam chegado até a fase mais recente da banda, a partir de 2016, quando o grupo voltou a se reunir.
Nos 13 álbuns de estúdio gravados pelo Midnight Oil, com destaque para os imprescindíveis “Diesel and Dust” (1987) e “Blue Sky Mining” (1990), Hirst é coautor de letras e melodias de algumas das das faixas mais famosas da banda, como “Beds Are Burning”, “The Dead Heart”, “Forgotten Years” e “King of the Mountain”, entre outras.
O baterista é o segundo membro do Midnight Oil a perder a batalha para o câncer neste século. Em 2020, o baixista Bones Hillman, aos 62 anos de idade e na banda desde 1987, também faleceu após lutar contra a terrível doença.
Para homenagear Rob Hirst, o Roque Reverso descolou clipes do Midnight Oil das músicas “The Dead Heart”, “Beds Are Burning” e “King of the Mountain”.
Morre Rob Hirst, baterista e cofundador do Midnight Oil, aos 70 anos

