
O baterista Jay Weinberg anunciou a saída da banda norte-americana Suicidal Tendencies. O comunicado, divulgado no domingo, 11 de janeiro, nas redes sociais, acontece pouco mais de 1 ano e meio depois de o músico assumir as baquetas do ST.
O anúncio, bastante amistoso, trouxe uma mensagem de grande respeito aos agora ex-colegas de bandas, além de fotos de momentos importantes vividos no período no qual Weinberg esteve no Suicidal.
“Enquanto um 2026 empolgante e bastante movimentado começa a tomar forma, gostaria de agradecer ao Suicidal Tendencies por me receber para um ano e meio incrível de shows. Foi uma experiência absurda de tão boa”, escreveu o músico.
Dentre os vários motivos citados, envolvendo novos projetos, por exemplo, o mais importante foi a chegada prevista do primeiro filho do baterista para os próximos meses.
“Com a chegada do meu primeiro filho, tenho me dedicado a projetos pessoais como o Portraits of an Apparition, uma série crescente de colaborações, a construção de um espaço criativo adequado em casa e alguns novos projetos em desenvolvimento que ainda não posso anunciar”, destacou Weinberg.
O baterista deixou bastante clara a sua admiração em relação aos membros do Suicidal Tendencies e fez um agradecimento aos músicos quando ele chegou à banda.
“Vocês acolheram um amigo quando ele estava em baixa e me deram a chance de sentir de verdade a mensagem de ‘You Can’t Bring Me Down’ quando eu mais precisava”, escreveu o baterista.
Weinberg ingressou no Suicidal em março de 2024. Ele assumiu a vaga de Greyson Nekrutman, que deixou o Suicidal para assumir o lugar de Eloy Casagrande no Sepultura.
A vinda de Weinberg foi quase uma sequência de sua colaboração no mesmo período com o Infectious Grooves, supergrupo formado nos Anos 1990 e que tem como principais componentes Robert Trujillo (baixista atual do Metallica, mas integrante da formação clássica do Suicidal) e Mike Muir, vocalista e líder do ST.
Antes dessa fase de entrada no ST, Weinberg integrou o Slipknot entre 2013 e 2023. Em novembro de 2023, a banda anunciou sua saída, decisão que o músico descreveu como inesperada. Meses depois, o Slipknot confirmou o brasileiro Eloy Casagrande como novo baterista.
Jay Weinberg é um baterista novo, mas com inúmeras passagens importantes na música.
Filho de Max Weinberg, baterista já há algum tempo da E Street Band de Bruce Springsteen, tem 35 anos de idade, mas já passou, além do Suicidal e Slipknot, pelo Madball e pelo Against Me!, além de ter substituído o pai na E Street Band em algumas oportunidades.
Baterista Jay Weinberg anuncia a saída do Suicidal Tendencies

