Livro “Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música” – Foto: Reprodução da capa

Uma das maiores cantoras de toda a história, Janis Joplin já tem uma de suas biografias relançada no Brasil em 2026. O livro “Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música”, lançado originalmente no País pela Editora Cultrix em 2020, chega ao solo nacional novamente neste ano.

Escrito por Holly George-Warren, uma das mais respeitadas cronistas da história da música norte-americana, e baseado em um acesso sem precedentes a familiares da cantora, amigos, colegas de banda, arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas, “Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música” tenta trazer um retrato completo e complexo da cantora, que faleceu em 1970 e que faria 83 anos em 2026.

A autora traz um perfil minucioso, detalhando os passos de Janis até a overdose acidental de heroína, que lhe ceifou a vida em 4 de outubro de 1970.

“Antes da passagem um tanto breve de Janis Joplin pelo sucesso, teria sido difícil para essas artistas encontrarem um modelo feminino comparável à beatnik de Port Arthur, Texas. A mistura de musicalidade confiante, sexualidade impetuosa e exuberância natural, que produziu a primeira mulher estrela do rock dos Estados Unidos, mudou tudo”, conta Holly George-Warren, na introdução da obra.

Com 432 páginas e a bela capa, cuja foto acompanha este texto, “Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música” é mais uma opção para o amante do bom e velho rock and roll e da música em geral enriquecer seu conhecimento cultural, em tempos nos quais a música, especialmente a pop, sofre de maneira gritante de uma crise de criatividade poucas vezes vistas.