“Wish You Were Here 50” – Foto: Divulgação Pink Floyd

Por Marcelo Moreira, do blog Combate Rock

Nem sempre o melhor álbum de uma banda é o mais importante. Um caso emblemático é o Pink Floyd, que compôs a obra-prima “The Dark Side of the Moon” (1973) e, dois anos depois, o ótimo “Wish You Were Here”, que comemora 50 anos de seu lançamento.

Este se tornou o mais importante porque tirou a banda do dilema “o que faremos depois de uma obra-prima?”, ou seja, mostrou que a inspiração e a qualidade se mantinham em altos níveis, tornando o Pink Floyd ainda maior.

No entanto, “Wish You Were Here” é importante também porque marca o início do fim do quarteto fundado em 1964 com outro nome e outros integrantes.

Foi a partir deste álbum emblemático que as desavenças vieram à tona em uma sequência diabólica, que culminaria com a implosão do grupo nove anos depois.

Já atritados, o guitarrista David Gilmour e o baixista Roger Waters escancarariam a disputa pela liderança artística e intelectual da banda.

Ainda bem que nada disso transparece em “Wish You Were Here”, uma obra densa, forte, pesada e claustrofóbica que aborda temas como ausência e a disputa entre homens e máquinas.

A edição estendida chega ao mercado em 12 de dezembro de 2025, via Sony Music.

A coleção intitulada “Wish You Were Here 50” terá o álbum original com mixagem em Dolby Atmos produzido por James Guthrie.

Um dos discos bônus terá material inédito.

Os fanáticos e colecionadores vão delirar com seis versões alternativas e demos não lançados anteriormente nem em versões ”piratas” (bootlegs, ou versões não autorizadas), que oferecem nova perspectiva sobre o álbum.

Também aparecem 25 faixas bônus, entre as quais nove raridades de estúdio e 16 gravações ao vivo captadas em Los Angeles, em 26 de abril de 1975 – curiosamente, essa gravação foi remixada e remasterizada a partir de um bootleg captado por Mike Millard, conhecido suas gravações piratas nos anos 70.

A restauração do áudio foi comandada pelo guitarrista e produtor Steven Wilson, da banda Porcupine Tree.

A coleção será disponibilizada nos formatos 3LP, 2CD, Blu-ray, digital e na Deluxe Box Set.

A versão Deluxe inclui LP transparente exclusivo, álbum ao vivo “Live At Wembley 1974”, réplica de single japonês de “Have A Cigar” b/w “Welcome To The Machine”, livro de capa dura com fotografias inéditas, programa de turnê em quadrinhos e pôster do concerto em Knebworth, que abrigou um importante festival até os anos 90.

O álbum é um dos pontos altos do rock dos anos 70, evidenciando que o gênero musical já tinha ultrapassado o estágio da discussão se era arte ou não havia muito tempo.

Pink Floyd divulga detalhes da versão expandida de ‘Wish You Were Here’