A Virada Cultural de 2025 acontece no sábado, 24 de maio, e no domingo, 25, na capital paulista. Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o evento chega a sua 20ª edição com mais de mil atrações gratuitas espalhadas por todas as regiões da cidade.

Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultural tem a expectativa de atrair um público de 4,7 milhões de pessoas, número acima do registrado na edição anterior, que foi de 4 milhões.

A Prefeitura de São Paulo promete dar ao bom e velho rock and roll um espaço maior do que nas edições anteriores recentes. Segundo a SMC, são mais de 30 atrações gratuitas espalhadas pela cidade.

Entre os destaques do rock nos seus mais diversos estilos e nos palcos espalhados em bairros pela capital paulista, estão, por exemplo, Sepultura, Ira!, Inocentes, Dead Fish, Garotos Podres, Mundo Livre S.A., Malvada, Supla, Devotos, Made in Brazil e o Karnak.

Além dos palcos específicos nos bairros, o Sesc terá também em suas unidades representantes do rock, como o Black Pantera, Pato Fu, Paulo Miklos e Boogarins.

Tudo bem espalhado

A SMC espalhou as atrações de rock por toda a cidade, mas há alguns palcos que chamam mais atenção, como o Palco Butantã, na zona oeste, que recebe no domingo, dia 25, o Sepultura, às 17 horas, como headliner depois do Dead Fish às 15h30, Fresno às 13 horas, Névula às 11h30 e Queen Live Kids às 10h30.

Um dia antes, na Casa de Cultura Butantã, o sábado tem opção de rock com Devotos (17 horas), Punho de Mahin (19 horas) e o grupo Inocentes (21 horas).

No mesmo dia 24, na zona sul, o Centro Cultural Santo Amaro recebe Válvula 5 (17 horas), Malvada (19 horas) e Supla (21 horas).

No dia 25, no Palco Parada Inglesa, na zona norte, o grande Ira! representa o rock em show agendado para as 14h30.

Também no domingo, na zona leste, o Garotos Podres toca às 15 horas e é a grande atração na Casa de Cultura São Miguel Paulista, tendo o grupo Decore, às 17 horas, como atração seguinte.

No Centro de São Paulo, com a retomada dos passeios pela região durante a Virada, espaço “Piano na Praça” leva 24 horas de performistas pianistas na Praça Dom José Gaspar e convida os rockeiros para um estilo de programação mais intimista, com Arrigo Barnabé e Adriano Grineberg.

Arrigo, músico notável no período da vanguarda, compositor de trilhas para cinema e considerado inovador por unir o rock com o erudito, estará presente às 22 horas no dia 24 de maio.

Bem cedo, no dia 25 de maio às 6 horas, Adriano Grineberg toca o seu repertório de mais de 36 anos nos blues e rock, já tendo colaborado com nomes, com Ira!, Gilberto Gil e Wanderléia.

Também para o sábado, estão confirmados o samba-rock de Magnata, às 20 horas, na Casa de Cultura Itaim Paulista, e o manguebeat de Mundo Livre S/A, às 22 horas, na Casa de Cultura Chico Science.

Os Centros Culturais Tendal da Lapa e São Paulo saúdam o rock em seus espaços no domingo. Na madrugada, à 1 hora, o CCSP recebe um show de André Abujamra com a banda de rock Karnak, presente no cenário musical há três décadas e famosa por unir elementos de jazz, raggae e pop ao rock. Também no domingo, no mesmo CCSP, só que às 15 horas, o lendário Made in Brazil sobe ao palco.

Enquanto no Tendal, a banda King Rock Shorts – que é composta por apenas um guitarrista e um baterista, tocam rock pesado com letras divertidas e se juntam a um espetáculo que une diversas linguagens artísticas e circenses, como malabares, acrobacia, palhaçaria e manipulação de bonecos – está programado para às 11 horas na Rua Interna do equipamento. Mais tarde, a banda punk rock Reexista, criada em 2023, ganha espaço às 14 horas.

Sesc

As unidades do Sesc, parceiras na Virada Cultural de 2025, têm shows no sábado e no domingo para quem é fã de rock. A banda Pato Fu marca presença nos dois dias. Eles tocam no Sesc Pompeia, sábado, às 23h30, e domingo, às 18 horas, celebrando os mais de 30 anos do grupo.

O Sesc Belenzinho recebe a banda Boogarins para sonorizar uma sessão do filme “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, no dia 24 às 21 horas e no dia 25, às 17h30.

Ainda na programação de parceiros, Paulo Miklos se apresenta no Sesc Itaquera no domingo às 15 horas. O setlist conta com os sucessos “Sonífera Ilha”, “É Preciso Saber Viver”, “Pra Dizer Adeus”, “Aluga-se” (Raul Seixas), “Um Bom Lugar”(Sabotage), “A Gente Mora no Agora” e muito mais.

No Sesc Belenzinho, o excelente Black Pantera vai se apresentar no sábado, às 21h30, com a participação especial de Clemente (Inocentes), Cannibal (Devotos) e Natália Matos (Punho de Mahin).

Por fim, Otto apresenta “Otto Apocalíptico” no sábado, às 21 horas, e domingo, às 18 horas, no Sesc Pinheiros.

Homenagem à dupla Rita Lee e Roberto de Carvalho

A Prefeitura de São Paulo ainda fará uma homenagem inédita a dois dos maiores nomes do rock e da música brasileira durante a Virada Cultural 2025. No domingo, 25 de maio, às 18 horas, o Palco República, no centro da capital paulista, recebe a apresentação de “Rita e Roberto: Caso Sério”, uma celebração à obra e à parceria de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

O espetáculo reúne músicos que acompanharam a trajetória da dupla nos palcos e estúdios, como Cláudio Infante, Rafael Castilhol e Guilherme Gê.

A performance também conta com a participação de intérpretes consagrados da música nacional, incluindo Fernanda Abreu, Paulo Miklos, Gabi Melim e Johnny Hooker, que revezam os vocais em releituras de sucessos como “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Caso Sério”, “Doce Vampiro” e “Chega Mais”.

A condução do espetáculo será feita por Edgard Piccoli, que apresenta o repertório e compartilha informações e curiosidades sobre a trajetória artística e pessoal de Rita e Roberto, destacando o impacto cultural de sua obra.

Mais Rita Lee com Mel Lisboa

A “Rainha do Rock” nacional também será homenageada na Biblioteca do Parque Villa-Lobos, onde um dos destaques da programação da Virada Cultural 2025 é o tributo da atriz e cantora Mel Lisboa à Rita Lee.

Essa apresentação, intitulada “Mel Lisboa Canta Rita Lee”, promete ser uma experiência vibrante e tocante, honrando a obra de uma das maiores vozes da música nacional.

O show, que ocorrerá no dia 25 de maio, às 13 horas, em formato acústico, é classificado como livre e visa se conectar de maneira íntima com a audiência.

Site da Virada Cultural

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou o site da Virada Cultural para o público buscar as diversas opções em todas as áreas.

A programação completa está no site viradasp.com.br.

Para conferir as atividades do Sesc na Virada, acesse: sescsp.org.br/sescnavirada.