O heavy metal brasileiro amanheceu triste e em luto nesta sexta-feira, 27 de setembro, quando foi confirmada a morte do músico e compositor Pit Passarell, cofundador do grupo Viper.

Ele tinha 56 anos de idade e faleceu um dia após a banda brasileira comunicar o agravamento de seu estado de saúde devido a um câncer no pâncreas.

A notícia da morte foi dada nas redes inicialmente pelo irmão de Pit, o guitarrista Yves Passarell, também fundador do Viper, mas já há algumas décadas integrante do veterano grupo brasileiro Capital Inicial.

Pouco depois do anúncio de Yves, o próprio Viper soltou uma nota lamentando o falecimento do integrante.

Pit Passarell é o segundo fundador do Viper que vem a falecer. O primeiro foi o saudoso vocalista Andre Matos, que morreu em 2019, já como um ex-integrante do grupo.

Ao lado de Andre, Yves, do guitarrista Felipe Machado e do então baterista Marcos Kleine, Pit Passarell, no baixo, fundou o Viper em 1985.

Depois de a banda brasileira encantar o público e a crítica com os discos “Soldiers of Sunrise” (1987) e “Theatre of Fate” (1989), o Viper passou por um grande abalo, em 1990, com a saída do vocalista Andre Matos.

Na ocasião, a postura de Pit Passarell, que assumiu a gigantesca responsabilidade de substituir Matos nos vocais, foi fundamental para a sobrevivência do grupo.

A mudança fez a banda migrar do heavy metal tradicional para um som mais voltado ao thrash que culminou com o lançamento do disco “Evolution”, de 1992.

O álbum fez a banda alcançar sucesso comercial gigantesco, a ponto de fazer turnê até no Japão e, no Brasil, abrir os históricos shows do Metallica em 1993 em São Paulo no Estádio do Palmeiras.

Para homenagear Pit Passarell, o Roque Reverso descolou vídeos e clipes no YouTube. Fique inicialmente com o clipe de “Rebel Maniac”.Depois, veja os clipes de “Coma Rage” e “I Fought The Law”. RIP, PIT!



*TEXTO EM ATUALIZAÇÃO!!!

Morre Pit Passarell, do Viper, aos 56 anos