Morreu na sexta-feira, dia 24 de maio, Doug Ingle, vocalista, tecladista e principal compositor do Iron Butterfly. A informação foi divulgada no dia seguinte pelo filho do músico, Doug Ingle Jr, que não detalhou a causa da morte.
Cofundador do Iron Butterfly, Doug Ingle tinha 78 anos de idade e era o último integrante da formação clássica da banda norte-americana ainda vivo.
O vocalista também é compositor da música “In-A-Gadda-Da-Vida”, considerado um dos grandes clássicos do bom e velho rock and roll.
Em 1966, Ingle fundou o Iron Butterfly, ao lado de Jack Pinney (bateria), Greg Willis (baixo) e Danny Weis (guitarra). A formação clássica da banda tinha o vocalista Ron Bushy (bateria), Lee Dorman (baixo) e Eric Brann (guitarra).
Erik Brann faleceu em 2003, aos 52 anos. Lee Dorman morreu em 2012, aos 70 anos. Bushy faleceu em 2021 aos 79 anos.
A última passagem de Ingle pelo Iron Butterfly foi em 1999.
Com seis discos na carreira, a banda teve no álbum “In-A-Gadda-Da-Vida”, de 1968, seu maior sucesso comercial, justamente pelo grande hit que se transformou a sua faixa-título, que décadas mais tarde ganhou uma versão bem pesada do Slayer.
Para homenagear Doug Ingle, o Roque Reverso descolou clipes no YouTube. Fique com a versão repaginada do vídeo de “In-A-Gadda-Da-Vida”. Depois fique com os vídeos de “Easy Rider (Let The Wind Pay The Way)” e uma apresentação de TV nos Anos 1970 da música “Butterfly Bleu”.
Morre Doug Ingle, vocalista e último integrante que ainda estava vivo da formação clássica do Iron Butterfly

