20
jan
23

Rock chora na semana as mortes de Van Conner, do Screaming Trees, e do lendário David Crosby

Nem bem recebeu a notícia da morte do gênio da guitarra Jeff Beck, ocorrida em 10 de janeiro, os amantes do rock e da boa música tiveram novas perdas importantes durante a terceira semana de 2023. Os mais novos falecimentos importantes que entristeceram os fãs foram os do baixista Van Conner, do grupo Screaming Trees, e do lendário guitarrista e cantor David Crosby, que fundou e integrou bandas históricas, como The Byrds e o Crosby, Stills, Nash & Young.

Van Conner morreu na terça-feira, 17 de janeiro, aos 55 anos. Segundo o comunicado divulgado pelo irmão do baixista, o guitarrista e companheiro de Screaming Trees, Gary Lee Conner, Van foi vítima de pneumonia.

David Crosby morreu na quarta-feira, 18, aos 81 anos. Segundo informação confirmada pela esposa do músico, ele faleceu “longo período doente”.

A morte de Van Conner ocorreu cerca de um ano após a dura perda do lendário vocalista do Screaming Trees, Mark Lanegan, que faleceu em fevereiro de 2022.

Seattle ‘raiz’

Apesar de a banda não ter alcançado o mesmo sucesso de outros nomes famosos, como o Nirvana, o Pearl Jam, o Alice in Chains e o Soundgarden, o Screaming Trees era extremamente respeitado não somente por todos esses grupos como pelo público e pela crítica especializada.

Com hits como “Nearly Lost You” (que entrou na trilha sonora do filme “Vida de Solteiro”), “Dollar Bill” “Shadow of the Season” e “Butterfly”, do ótimo álbum “Sweet Oblivion”, de 1992, e “All I Know”, do disco “Dust”, de 1996, o Screaming Trees parecia que estouraria como as quatro outras bandas, mas acabou não decolando como elas.

Acabou ficando, no entanto, com a fama de ser uma espécie de grupo “mais raiz” do que as demais, e gerando uma quantidade de fãs do lado alternativo do rock.

Carreira que se confunde com a história do rock

A história da carreira de David Crosby se confunde com a própria história do rock and roll. Com o grupo The Byrds, ele escreveu o nome na história do estilo, com inúmeros sucessos que entraram para a história da música e com participação decisiva para o desenvolvimento das vertentes  country rock, folk rock, rock psicodélico e jangle pop.

Inicialmente com o grupo Crosby, Stills and Nash, que depois viraria Crosby, Stills, Nash & Young, com nada menos que o lendário Neil Young na formação, Crosby e seus companheiros foram também importantes para retratar o cenário político social e incentivar um pensamento crítico.

David Crosby entrou no Hall da Fama do Rock duas vezes, uma com o Byrds e outra com Crosby, Stills & Nash. Com o trio, ganhou o único Grammy de sua carreira, de artista revelação, em 1969, com o álbum de estreia do grupo.

Lançou também seis álbuns solos ao longo da carreira e continuou sendo até seus últimos dias de vida importante voz da música a opinar sobre temas políticos, algumas vezes com posturas polêmicas.

Para homenagear Conner e Crosby, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique inicialmente com vídeos do Screaming Trees executando os hits “Nearly Lost You”, “Butterfly” e Dollar Bill”. Depois, veja dois vídeos históricos do The Byrds,  no programa de TV norte-americano “The Ed Sullivan Show”, executando, em 1965, os clássicos “Turn! Turn! Turn!” e “Mr. Tambourine Man”. Para fechar, um vídeo ao vivo do Crosby, Stills, Nash & Young tocando a música “Almost Cut My Hair”, no Farm Aid de 2000, nos Estados Unidos.

Rock chora na semana as mortes de Van Conner, do Screaming Trees, e do lendário David Crosby


0 Respostas to “Rock chora na semana as mortes de Van Conner, do Screaming Trees, e do lendário David Crosby”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 101 outros assinantes
janeiro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias

Follow Roque Reverso << on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: