Nem bem recebeu a notícia da morte do gênio da guitarra Jeff Beck, ocorrida em 10 de janeiro, os amantes do rock e da boa música tiveram novas perdas importantes durante a terceira semana de 2023. Os mais novos falecimentos importantes que entristeceram os fãs foram os do baixista Van Conner, do grupo Screaming Trees, e do lendário guitarrista e cantor David Crosby, que fundou e integrou bandas históricas, como The Byrds e o Crosby, Stills, Nash & Young.
Van Conner morreu na terça-feira, 17 de janeiro, aos 55 anos. Segundo o comunicado divulgado pelo irmão do baixista, o guitarrista e companheiro de Screaming Trees, Gary Lee Conner, Van foi vítima de pneumonia.
David Crosby morreu na quarta-feira, 18, aos 81 anos. Segundo informação confirmada pela esposa do músico, ele faleceu “longo período doente”.
A morte de Van Conner ocorreu cerca de um ano após a dura perda do lendário vocalista do Screaming Trees, Mark Lanegan, que faleceu em fevereiro de 2022.
Seattle ‘raiz’
Apesar de a banda não ter alcançado o mesmo sucesso de outros nomes famosos, como o Nirvana, o Pearl Jam, o Alice in Chains e o Soundgarden, o Screaming Trees era extremamente respeitado não somente por todos esses grupos como pelo público e pela crítica especializada.
Com hits como “Nearly Lost You” (que entrou na trilha sonora do filme “Vida de Solteiro”), “Dollar Bill” “Shadow of the Season” e “Butterfly”, do ótimo álbum “Sweet Oblivion”, de 1992, e “All I Know”, do disco “Dust”, de 1996, o Screaming Trees parecia que estouraria como as quatro outras bandas, mas acabou não decolando como elas.
Acabou ficando, no entanto, com a fama de ser uma espécie de grupo “mais raiz” do que as demais, e gerando uma quantidade de fãs do lado alternativo do rock.
Carreira que se confunde com a história do rock
A história da carreira de David Crosby se confunde com a própria história do rock and roll. Com o grupo The Byrds, ele escreveu o nome na história do estilo, com inúmeros sucessos que entraram para a história da música e com participação decisiva para o desenvolvimento das vertentes country rock, folk rock, rock psicodélico e jangle pop.
Inicialmente com o grupo Crosby, Stills and Nash, que depois viraria Crosby, Stills, Nash & Young, com nada menos que o lendário Neil Young na formação, Crosby e seus companheiros foram também importantes para retratar o cenário político social e incentivar um pensamento crítico.
David Crosby entrou no Hall da Fama do Rock duas vezes, uma com o Byrds e outra com Crosby, Stills & Nash. Com o trio, ganhou o único Grammy de sua carreira, de artista revelação, em 1969, com o álbum de estreia do grupo.
Lançou também seis álbuns solos ao longo da carreira e continuou sendo até seus últimos dias de vida importante voz da música a opinar sobre temas políticos, algumas vezes com posturas polêmicas.
Para homenagear Conner e Crosby, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique inicialmente com vídeos do Screaming Trees executando os hits “Nearly Lost You”, “Butterfly” e Dollar Bill”. Depois, veja dois vídeos históricos do The Byrds, no programa de TV norte-americano “The Ed Sullivan Show”, executando, em 1965, os clássicos “Turn! Turn! Turn!” e “Mr. Tambourine Man”. Para fechar, um vídeo ao vivo do Crosby, Stills, Nash & Young tocando a música “Almost Cut My Hair”, no Farm Aid de 2000, nos Estados Unidos.
Rock chora na semana as mortes de Van Conner, do Screaming Trees, e do lendário David Crosby
0 Respostas to “Rock chora na semana as mortes de Van Conner, do Screaming Trees, e do lendário David Crosby”