A música perdeu Jeff Beck. O gênio da guitarra morreu na terça-feira, 10 de janeiro, aos 78 anos de idade.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 11 de janeiro, pela família do músico britânico.
A causa da morte foi uma meningite bacteriana, conforme o comunicado da família.
Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Jeff Beck foi um dos responsáveis pela evolução do instrumento de seis cordas ao longo das décadas, especialmente durante o Século XX.
O início do seu reconhecimento como grande guitarrista foi logo na sua entrada para o grupo Yardbirds, nos Anos 60. Em 1965, ele foi recrutado pelo grupo para substituir ninguém menos que Eric Clapton.
Além de sua importância para o rock, o grupo aparece tocando no filme “Blow-Up”, de 1966, do cineasta Michelangelo Antonioni. Numa cena antológica do filme, Beck destrói sua guitarra
Após sair da banda ainda no fim dos Anos 60, ele fundou o Jeff Beck Group, num período que foi considerado fundamental para influenciar diversos músicos que impulsionariam anos mais tarde as vertentes mais pesadas do rock, como o hard rock e o heavy metal.
Jeff Beck ganhou oito prêmios Grammy, a maior parte relacionada a performances instrumentais.
O guitarrista entrou para o Hall da Fama do Rock em 1992 com a banda Yardbirds e, em 2009, com sua carreira solo.
Seu álbum solo mais recente de estúdio foi “Loud Hailer”, de 2016. Em 2022, ele lançou um disco com covers e em colaboração com o ator Johnny Depp.
Após a divulgação da morte de Jeff Beck, o mundo do rock lamentou profundamente a perda do gênio da guitarra. Joe Satriani, Paul Stanley, Jimmy Page, Joe Perry, Ronnie Wood e Tony Iommi foram alguns dos grandes guitarristas do rock que postaram mensagens nas redes sociais lembrando da importância do colega de instrumento.
Para homenagear Jeff Beck, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Para começar fique com um dos maiores sucessos do guitarrista, ao lado de Rod Stewart, com “People Get Ready”. Depois, veja a cena do filme “Blow-Up”, com o Yardbirds tocando “Stroll On”. Na sequência, veja Jeff Beck com Jimmy Page numa apresentação de gala no Hall da Fama do Rock em 2009.
Morre Jeff Beck, gênio da guitarra, aos 78 anos
0 Respostas to “Morre Jeff Beck, gênio da guitarra, aos 78 anos”