30
out
20

Super premiado e marco de ‘volta por cima’ do U2, álbum ‘All That You Can’t Leave Behind’ completa 20 anos

Por Rafael Franco*

Décimo álbum de estúdio do U2, o “All That You Can’t Leave Behind” completa 20 anos do seu lançamento nesta sexta-feira, 30 de outubro. Embora esteja longe de possuir o status de obras-primas da trajetória da banda, como os discos “The Joshua Tree” (1987), “Rattle and Hum” (1988) e “Achtung Baby” (1991), este belo trabalho foi o mais premiado do grupo irlandês no Grammy, com sete troféus na principal premiação musical do mundo.

A excelente e animadíssima “Beautiful Day” rendeu três estatuetas na edição de 2001 da honraria, entre as quais a da categoria Canção do Ano.

Para completar, na cerimônia de 2002 do “Oscar da Música”, o “All That You Can’t Leave Behind”
emplacou mais quatro prêmios do Grammy,
sendo um deles por ter sido eleito o Melhor Álbum de Rock.

O hit “Elevation”, com uma pegada mais pesada, e as belíssimas “Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of” e “Walk On” foram as outras faixas do álbum que asseguraram prêmios ao U2 naquela edição da premiação.

O quarteto liderado por Bono Vox e também formado por The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria) é, por sinal, a banda de rock com mais prêmios na história do Grammy, com 22 ao total.

Marco histórico

Altamente premiado, o “All That You Can’t Leave Behind” (Tudo o que você não pode deixar para trás) pode ser considerado um divisor de águas para o U2 por diferentes motivos. Um deles é pelo fato de que o álbum marcou o retorno da banda ao seu tradicional estilo de rock, consagrado na década de 1980, após ter lançado o criticado “Pop”, em 1997, que precedeu o também experimental “Zooropa”, de 1993.

Estes dois discos flertaram entre o rock alternativo e a música eletrônica, desagradando muitos fãs, e o trabalho de 2000 significou uma espécie de “volta por cima” do grupo, que no último dia 20 de outubro também comemorou 40 anos do seu primeiro disco de estúdio, o “Boy”, que ganhará uma edição especial, marcada para ser lançada em 27 de novembro, em vinil branco.

Produzido por Daniel Lanois e Brian Eno – resgatados depois de anteriormente terem sido os produtores dos bem-sucedidos “The Unforgettable Fire”, “The Joshua Tree” e “Achtung Baby” -, o “All That You Can’t Leave Behind” foi gravado em Dublin, na Irlanda, e na França, tendo alcançado o topo das paradas de sucesso em 32 países. Desta forma, teve vendidas mais de 12 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornou o quarto disco de maior sucesso comercial do U2.

Os hits

As quatro primeiras músicas do álbum são justamente os carros-chefes do disco. A faixa inicial, “Beautiful Day”, é acima de tudo uma canção que aborda a necessidade de sermos otimistas apesar de nossas decepções e derrotas. E esse tom alto astral também está em “Elevation”, que acabou batizando o nome da turnê do disco e assim teve de ser tocada nas 113 apresentações deste tour da banda.

Já “Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of” e “Walk On” são canções de tom bem mais sério.

A primeira delas Bono Vox compôs junto com The Edge inspirado na morte do amigo Michael Hutchence, vocalista da banda INXS, que se suicidou em 1997. No caso, Bono mostra certo arrependimento por não ter conseguido brigar com o amigo com a boa intenção de convencê-lo a não dar cabo à própria vida.

“Walk On”, por sua vez, teve a sua letra inspirada na história da ativista birmanesa Aung San Suu Kyi, que em 1989 foi condenada à prisão domiciliar após não abrir mão de lutar por seus ideais na Birmânia, em um caso que só foi encerrado pela Justiça daquele país em 2010.

A personagem em questão não é citada na música, escrita por Bono, mas o amor pelas suas convicções, independentemente das consequências, foi destacado de forma abstrata na canção para dizer que este sentimento “não é uma coisa fácil”, mas é “a única bagagem que você pode trazer” e também “tudo o que você não pode deixar para trás”.

E, no fim, foi justamente esta frase da canção a escolhida para dar nome a este disco. Neste sentido, “Walk On” (seguir em frente ou continuar andando, em tradução livre) é retratada no sentido de se ter resiliência, de lutar por um amor “que eles não podem roubar”.

As baladas “Kite” e “In A Little While” são outras duas músicas honestas e bem executadas pelo U2 neste disco, que no Reino Unido, na Irlanda, na Austrália e no Japão foi lançado com a faixa bônus “The Ground Beneath Her Feet”, creditada ao escritor Salman Rushdie por ter tido a sua letra retirada de trechos do livro de mesmo nome. Contendo uma bela melodia, a canção acabou sendo incluída na trilha sonora do filme “The Million Dollar Hotel”.

Mudança sutil na capa

Uma curiosidade sobre a capa do “All That You Can’t Leave Behind” é o fato de que inicialmente trazia em seu canto esquerdo da foto a inscrição F21-36 no painel do portão de embarque do aeroporto na França. Depois, porém, a imagem foi alterada de última hora de forma discreta e com a substituição pela sigla J33:3. A mesma faz referência ao versículo bíblico do profeta Jeremias, que diz: “Clama a mim, e eu responderei e direi a você coisas grandes e firmes que não sabes”.

Em uma entrevista na época do lançamento do disco, Bono se referiu à inscrição como sendo conhecida como “o número do telefone de Deus”, em nova demonstração do vocalista em sua fé cristã inequívoca, como já fizera, por exemplo, na canção “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, um dos hits do álbum “The Joshua Tree”.

Festejos, eventos e relançamentos

E as duas décadas de existência do 10º álbum de estúdio do U2 serão festejados com o devido destaque dado pela banda nesta sexta-feira. Neste 30 de outubro estão sendo lançadas edições remasterizadas do disco em diferentes formatos (CD, vinil e digital nas versões Standard, Deluxe e Super Deluxe).

Essa versão Super Deluxe, com 51 músicas ao total, sendo 39 faixas adicionais em relação as 12 do álbum original, traz ainda um box contendo um livro de capa dura de 32 páginas, com muitas fotos inéditas da banda, assim como entrega um pôster frente e verso. Estas imagens e também declarações do livro são de Anton Corbijn, antigo colaborador do U2. É do fotógrafo, por sua vez, a foto da arte da capa do disco, registrada no Aeroporto Charles de Gaulle, que fica nos arredores de Paris, e retrata o quarteto irlandês no setor de embarque do local.

Para completar, o site oficial do grupo promove nesta sexta-feira uma live, marcada para começar às 15 horas (de Brasília), na qual The Edge e Adam Clayton responderão a algumas perguntas dos fãs enquanto a página da banda exibe, na íntegra, um histórico show da Elevation Tour, gravado no ano de 2001, em Boston, nos Estados Unidos.

Comemorando os 20 anos do álbum, o Roque Reverso reservou vídeos e clipes de músicas do álbum no YouTube. Fique inicialmente com os clipes oficiais de “Beautiful Day” e “Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of”. Depois, fique com vídeos ao vivo de “Elevation”, “Walk On” e “In A Little While”. Para fechar, veja o clipe de “The Ground Beneath Her Feet”. Se quiser ouvir o álbum na íntegra, siga para o último vídeo.

*Rafael Franco é jornalista e amante do bom e velho rock and roll

 

 

Super premiado e marco de ‘volta por cima’ do U2, álbum ‘All That You Can’t Leave Behind’ completa 20 anos


0 Responses to “Super premiado e marco de ‘volta por cima’ do U2, álbum ‘All That You Can’t Leave Behind’ completa 20 anos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se aos outros seguidores de 102

outubro 2020
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias

Follow Roque Reverso << on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: