Morreu aos 73 anos de idade o músico alemão Florian Schneider. Cofundador da lendária banda Kraftwerk, ele lutava contra um câncer.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 6 de maio, pela gravadora Sony.

Multi-instrumentista, Florian Schneider tocava sintetizadores, flauta, saxofone, violino, guitarra, bateria e também emprestava sua voz para o Kraftwerk, grupo do qual ele não participava mais desde 2008.

Considerada uma banda pioneira e extremamente influente da história da música eletrônica, o Kraftwerk foi fundado em 1970 por Florian Schneider
e Ralf Hütter (teclado) na cidade de Düsseldorf, Alemanha.

Eles se conheceram quando estudavam no Conservatório de Düsseldorf no final dos Anos 60, participando da cena experimental da música da época, o movimento posteriormente intitulado krautrock.

Schneider participou de 10 álbuns do Kraftwerk, incluindo o aclamado “Autobahn”, de 1974. Destaque também para os discos Trans Europe Express (1977), The Man-Machine (1978), Electric Café (1986) e Tour de France (2003).

“Electric Café” tem hits que entraram para a história da música, como “Boing Boom Tschak” e “Musique Non-Stop”.

“Trans-Europe Express”, por sua vez, tem a música “The Hall of Mirrors”, que ficou famosa por ser tema, nos Anos 80, das propagandas do calçado Starsax.

Na lista de músicos e grupos influenciados pelo Kraftwerk ou que admiravam a banda, estão, por exemplo, David Bowie, Siouxsie and the Banshees,  Cabaret Voltaire, The Fall, Gary Numan e Joy Division.

O grupo ainda foi importantíssimo para a cena da dance music dos Anos 80 e nas suas vertentes, como o electro, o house o techno.

Em 2014, o Kraftwerk ganhou um Grammy pelo conjunto da obra. Atualmente, apenas Ralf Hütter é o componente da formação original.

Para homenagear Florian Schneider, o Roque Reverso descolou vídeos e clipes no YouTube. Fique inicialmente com o vídeo de “Boing Boom Tschak” em 3D usado nos shows do Kraftwerk. Depois, veja o clipe de “Musique Non-Stop” e ouça a música “The Hall of Mirrors”. Para fechar, fique com o clipe de “Pocket Calculator”.